Vinicius Barros *
O Terminal Rodoviário José de Carvalho Jannoti é o cartão de entrada para quem visita o município usando o transporte coletivo. O espaço começou a ser reformando no início de julho de 2022, contando com a presença do governador Claudio Castro, que à época anunciou o investimento de pouco mais de R$ 4 milhões. Com a grande lentidão para concluir o serviço, o espaço nunca foi oficialmente inaugurado e hoje diversos problemas já são evidentes, como o telhado danificado em vários pontos, calçadas com problemas de pisos soltos e os muitos pombos sujando bancos, passagens e até os pedestres.
A estrutura do terminal tem aproximadamente 3.480 metros quadrados e conta com guichês de empresas de ônibus, balcão de informações, lanchonete, banca de jornais e estandes onde podem ser encontrados desde biscoitos a relógios e armação de óculos, passando por equipamentos eletrônicos e antiguidades.
Os usuários reclamam que o local voltou a sofrer com os muitos pombos, que fazem ninhos no telhado através de áreas danificadas, como nas baias de embarque e desembarque dos ônibus. Além disso, na frente do terminal há fiação exposta, e a calçada ao redor do espaço público deteriorada.
Apesar dos problemas aparentes, nem todos se incomodam com o grande número de pombos, como o músico Márcio Barbosa. “Vejo que os pombos ajudam a limpar a cidade, mas claro que não podemos deixar ter demais. Porém aqui está bem controlado e isso não me incomodou em nada”, ressaltou Barbosa.
Sobre a estrutura do terminal rodoviário, a cantora Gisele dos Santos destacou a tranquilidade do local. “Estou gostando do ambiente, é um lugar tranquilo, sossegado. Mas acredito que quanto mais um local evolui melhor para o povo, e onde está evoluindo e sinal que está melhorando”.
- Estagiário