Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Título de Capital Nacional do Montanhismo aprovado no Senado

Projeto do Senador Romário segue agora para discussão na Câmara dos Deputados

Wanderley Peres

Aprovado no Senado Federal na tarde desta quarta-feira, 10, projeto de lei (PL 2.399/2021) do senador Romário, do Podemos, que confere à cidade de Teresópolis, o título de Capital Nacional do Montanhismo. Ao defender o projeto, o senador relator da matéria, Carlos Portinho, do PL-RJ, enalteceu o município, que é contemplado por três unidades de conservação: Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, o paraíso dos alpinistas e montanhistas, apontando como nossas maiores atrações na cordilheira do Mar a Pedra do Sino, a Verruga do Frade, a Agulha do Diabo e o Dedo de Nossa Senhora.
— Por essas formações montanhosas, a cidade, que possuiu mais de cem picos, já é celebrada como a capital nacional do montanhismo no Brasil e atrai constantemente estrangeiros para esse tipo de turismo. Moradores e visitantes podem usufruir de três unidades de conservação — destacou.
Para Romário, conceder o título à cidade se justifica por ela já ser assim considerada a nível nacional, reconhecendo a força da atividade para atração turística da região.
— Não resta dúvida que esta cidade merece ser reconhecida como a Capital Nacional do Montanhismo, sendo também o berço de um dos grandes alpinistas do Brasil, Mozart Catão, que foi o primeiro brasileiro a escalar o Everest. A condição geográfica propícia e as baixas temperaturas fortalecem o turismo local no inverno. A rede hoteleira e a gastronomia favorecem as visitações e são atrativos para pessoas de diversos lugares do Brasil e até do exterior — disse na justificação do projeto.
Pedido encomendado, pelo prefeito, que agora dependerá de articulações na Câmara dos Deputados para o projeto de lei aprovado no Senado virar lei, de fato, faltou dizer que Teresópolis é o berço do montanhismo no Brasil, a partir da conquista do Dedo de Deus, por cinco teresopolitanos – José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Alexandre, Américo e Acácio Oliveira – feito que, desde então, dá a Teresópolis a referida honraria, agora com o primeiro passo dado para que seja oficializada.

Tags

Compartilhe:

Edição 11/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Frente fria deve trazer queda acentuada da temperatura no RS

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

A importância do título de Capital Nacional do Montanhismo para Teresópolis

Novidade em Teresópolis: restaurante temático Sinhá inaugura Vila Rural

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE