Marcello Medeiros
Mais uma ação relacionada à segurança pública foi realizada pela Guarda Civil Municipal de Teresópolis graças ao sistema de monitoramento eletrônico realizado com a instalação de totens com câmeras 360º de alta qualidade em praças do município. Na noite desta quarta-feira (15), uma guarnição da GCM foi deslocada à praça Maria Corina, na Barra do Imbuí, onde o agente de plantão na central de monitoramento havia observado uma movimentação suspeita envolvendo um grupo de homens. Durante a abordagem preventiva, foram encontrados e recolhidos objetos perfurocortantes, entre eles facas, tesoura e outros instrumentos que poderiam representar risco à segurança das pessoas que frequentam o local.

“Após os procedimentos de revista, identificação e verificação dos fatos, não sendo constatada situação que justificasse a condução à autoridade policial, os envolvidos foram orientados e liberados conforme a legislação vigente. A atuação integrada entre tecnologia, monitoramento e patrulhamento reforça o compromisso da Guarda Civil Municipal de Teresópolis com a prevenção, a ordem pública e a proteção da população”, informa a GCM, subordinada à secretaria municipal de Segurança Pública, Ordem e Mobilidade Urbana. Além dos totens de monitoramento, a corporação tem divulgado um telefone para a população denunciar situações suspeitas ou irregularidades no trânsito, o (21) 97208-8235.
Os totens de monitoramento
Equipados com três câmeras de alta resolução, recursos tecnológicos avançados e tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas, os equipamentos, que contam com monitoramento 24 horas, passaram a auxiliar as forças de segurança no acompanhamento de ocorrências e na vigilância preventiva desses espaços e no entorno.
Além da segurança da área de lazer, o sistema também é utilizado para monitorar o trânsito no cruzamento das ruas Doutor Oliveira e Manoel Dias. O objetivo é ajudar a coibir infrações, como circulação na contramão e manobras irregulares, aumentando a segurança de motoristas e pedestres.
Em entrevista ao Diário no início da operação do sistema, o secretário de Segurança, Sérgio Mauro Louzada, explicou que outros totens serão instalados em diferentes regiões da cidade por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. “Os equipamentos são integrados ao 190 e também à base de monitoramento da Guarda Municipal, que fará a leitura facial e a leitura de veículos.”, destacou.
A iniciativa integra o projeto de parceria público-privada proposta pela Prefeitura e oficializada pela Lei Municipal 4.696/2026, de autoria do vereador Marcos Rangel, que dispõe sobre a integração e o compartilhamento voluntário com a Central Integrada de Monitoramento, de Imagens de Câmeras Privadas e de Totens Inteligentes para apoio à segurança, fiscalização urbana e resposta a emergências no município.







