Maria Eduarda Maia
Cerca de um mês atrás, os teresopolitanos foram surpreendidos por máquinas derrubando uma das mais tradicionais bancas de jornais da cidade, a da Calçada da Fama, espaço que faz parte da história e cultura da Rua Francisco Sá e do município. Na ocasião, a Prefeitura de Teresópolis informou que a banca estava em cima de uma galeria pluvial, sendo interditada pela Defesa Civil por apresentar um risco iminente de queda. De acordo com a Prefeitura, a medida emergencial foi necessária para garantir a segurança de todos que circulam pela área, e ocorreu devido ao rompimento da rede de águas pluviais que passa embaixo da referida banca.
Um dia depois, o espaço já estava recebendo uma obra emergencial de recuperação de trecho da galeria pluvial, realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. E agora, nesta quarta-feira (08), o local voltou a ser assunto entre todos que passavam pela tão movimentada Calçada da Fama por conta da retomada das atividades da banca de jornal.
Em conversa com a reportagem do Diário, o proprietário da banca de jornal, Vagner Lima, contou estar feliz por voltar a trabalhar, acreditando que o empreendimento realmente voltou para ficar. Além disso, ele ainda disse que esta estrutura de ferro é provisória, enquanto espera saber se será possível voltar com a estrutura anterior. Ainda segundo Vagner, ele está aguardando respostas da própria prefeitura sobre a reabertura ou não da Rua Francisco Sá, um ponto que vem sendo questionado com frequência.

Espaço marcado na história
Vale destacar que a referida banca de jornal fica bem perto da esquina onde se encontra a tradicional Padaria Império, local que, mesmo com as tecnologias dos dias de hoje, nunca deixou de ser ponto de encontro de várias pessoas, que discutem sobre os diversos assuntos, entre eles os que são relacionados a vida política, sendo grande destaque também em períodos eleitorais.
Reabertura da Rua Francisco Sá
Com a volta da banca, um dos questionamentos que são levantados é sobre uma possível reabertura da Rua Francisco Sá ao tráfego de veículos, ponto que vem ganhando força nos últimos meses, principalmente entre os comerciantes do centro de Teresópolis. A redação do Diário entrou em contato com a prefeitura para um posicionamento sobre essa dúvida da população, e até o fechamento desta edição, não houve retorno.
