Marcello Medeiros
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (14), em Teresópolis e comunidades da Zona Norte da capital fluminense, para desarticular uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho suspeita de atuar no tráfico de drogas, na receptação de bens roubados e na lavagem de dinheiro.
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), cumprem mandados de busca e apreensão em endereços apontados pelas investigações como parte da estrutura logística do grupo criminoso no interior do estado.
Até o momento, quatro suspeitos foram presos em flagrante. Em um dos locais vistoriados, no Rio de Janeiro, os agentes apreenderam um fuzil, granadas, grande quantidade de munições e coletes balísticos encontrados no interior de um veículo. Ainda na capital, também foi alvo da operação um ferro-velho, onde foram localizados materiais metálicos de procedência suspeita.
‘Base logística’ em Teresópolis
De acordo com a Polícia Civil, as investigações indicam que Teresópolis é utilizada como área estratégica para armazenamento, ocultação de bens ilícitos e apoio logístico às atividades criminosas concentradas no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio. O local é apontado como o núcleo operacional da organização.
Segundo os investigadores, o grupo mantém uma estrutura integrada, com divisão de funções voltadas não apenas à atuação armada, mas principalmente à sustentação financeira do esquema. A apuração identificou mecanismos de lavagem de dinheiro, com movimentações financeiras destinadas a ocultar a origem de recursos obtidos por meio de crimes.
Os mandados têm como objetivo localizar armas de uso restrito, documentos, equipamentos eletrônicos e outros bens que possam aprofundar as apurações sobre a atuação da organização em diferentes regiões do estado. As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar criminalmente todos os integrantes do grupo.







