Luiz Bandeira
A Prefeitura de Teresópolis, através da Guarda Civil Municipal, começou a realizar as pinturas da sinalização horizontal que antecede a instalação dos novos equipamentos de controle de velocidade eletrônica na área urbana. A medida havia sido apresentada na última reunião do Conselho Municipal de Segurança e confirmada pela GCM ao Diário em meados de novembro. Quase quinze anos após a desativação dos antigos radares, a cidade voltará a implementar a fiscalização eletrônica, que abrangerá oito pontos — alguns já monitorados no passado e outros considerados críticos pelo alto índice de acidentes.
Até o momento, apenas a pintura da Avenida Oliveira Botelho, no Alto, foi concluída. No local, o limite de velocidade está indicado em 40 km/h. Ainda não há previsão oficial para o início da fiscalização. Procurada, a Prefeitura não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.

Segundo informado ao Diário extraoficialmente por representante da GCM, nos trechos com maior incidência de acidentes provocados por excesso de velocidade, o limite será de 40 km/h; nos demais pontos, a velocidade permitida será de 50 km/h. O objetivo dos novos equipamentos é reforçar o cumprimento das normas de circulação em vias onde o excesso de velocidade representa risco à população. A iniciativa busca coibir práticas de condução imprudentes que colocam motoristas, pedestres e passageiros em perigo e contribuem para a elevada violência no trânsito municipal.

Anos de fiscalização
Algumas das vias escolhidas já contaram com fiscalização no início e meados dos anos 2000, como as avenidas Lúcio Meira, Feliciano Sodré e Oliveira Botelho. Outras passaram a ser tratadas como áreas de preocupação devido ao aumento de acidentes graves, caso do início da Avenida Delfim Moreira — onde recentemente dois veículos colidiram contra postes da Enel — e do trecho inicial da Rua Tenente Luiz Meirelles.

Muitas multas em Teresópolis
Dados do Anuário Estatístico 2024 do Detran-RJ mostram que Teresópolis foi o município da Região Serrana com maior número de multas aplicadas no ano passado: 114.398 infrações registradas pela Polícia Rodoviária Federal, DNIT, DER-RJ, Guarda Civil Municipal e Detran-RJ. A irregularidade mais frequente foi o excesso de velocidade acima de 20% do limite permitido (Art. 218 do CTB), com 71.641 notificações, especialmente na BR-116, no trecho entre Rio e Teresópolis.

VIAS QUE RECEBERÃO OS RADARES
- Avenida Oliveira Botelho, entrada da Granja Guarani
- Avenida Feliciano Sodré, próximo ao Banco do Brasil
- Rua Tenente Luís Meirelles, próximo ao Mercado Rio Sul
- Início da Avenida Delfim Moreira
- Avenida Lúcio Meira, próximo à Casa de Portugal
- Avenida Delfim Moreira, Vale Paraíso, próximo ao Caingá
- Acesso do município na Prata
- Acesso do município no Soberbo









