Maria Eduarda Maia
No cenário urbano atual, um veículo tem conquistado cada vez mais espaço quando comparado aos outros automóveis tradicionais: a motocicleta. Segundo dados disponibilizados pelo Detran.RJ, Teresópolis já possui mais de 29 mil motos emplacadas. Até setembro deste ano, o número de motos licenciadas atingiu 29.927 unidades, entre motocicletas, motonetas e ciclomotores, representando um crescimento de 1.569 em relação ao ano passado, quando foram registrados até setembro 28.358 veículos dessa categoria. E esse grande aumento exige mudanças no trânsito, como a criação de mais vagas de estacionamento.
Para se ter dimensão desta transformação que vem ocorrendo nos últimos anos em relação às motos, há uma década, em 2015, foram emplacadas 20.467 motos no município, concretizando um aumento de 9.460 quando comparado com 2025. Importante ressaltar que estas estatísticas não representam o número total de motos que circulam na cidade, somente àquelas que foram emplacadas em Teresópolis, visto que há muitos veículos desta categoria que trafegam nas vias e foram licenciados em outros municípios.
Entre os principais fatores que contribuem para o crescimento desta frota estão: o baixo custo de compra e manutenção, menor consumo de combustível, facilidade de locomoção – ainda mais em um trânsito cada vez mais caótico, crescimento no setor de entregas – principalmente após a pandemia da Covid-19, e o aumento na demanda dos passageiros para serviços de mototáxi.

Dessa forma, para atender essa grande demanda, foram estabelecidos novos pontos de vagas exclusivas para esses veículos em alguns trechos da cidade, como na Rua Gonçalo de Casto (Alto), Rua Padre Tintório (lateral da Matriz de Santa Teresa, na Várzea) e Rua Manoel Madruga (próximo à Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea). “Nós temos muitas pessoas usando motos e elas precisam estacionar os seus veículos. Agora, esses motoristas estão podendo usufruir de quase 120 vagas em alguns pontos da cidade”, explicou o secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada, em entrevista ao Diário.
Além dessas áreas já demarcadas, também há previsão de ampliação. “Vamos fazer mais vagas em volta do Unifeso, no Alto, que é uma demanda muito grande da categoria”, completou Sérgio Mauro.

Motos em vagas de carro
Durante a entrevista, o secretário Sérgio Mauro ainda anunciou uma nova alteração na lei do estacionamento rotativo para motos. “Existem aqueles proprietários de motos, geralmente as maiores e equipadas, que não gostam de parar a moto na vaga destinada para ela, visto que ficam todas muito próximas. Entendemos que, para a pessoa que quiser estacionar na vaga de carro, seria mais prudente para que ela pudesse pagar o estacionamento como carro para não perder pontos na carteira e pagar uma multa de R$ 193,00 “, explicou, destacando que essa medida é resultado de um estudo realizado com base na demanda até de turistas que enviaram no canal E-ouve. “Se for morador da cidade, tem um desconto na hora do pagamento no aplicativo”, concluiu Sérgio.

Não é indústria de multas
Ainda segundo o secretário, o intuito da Guarda Civil Municipal não é multar aqueles motoristas que estacionam irregularmente, como nas calçadas. Entretanto, mesmo que esta não seja a intenção, é obrigação dos servidores públicos atuar em casos de desrespeito à legislação. “Esta é uma obrigação do guarda quando se tem um descumprimento da lei de trânsito. No Código de Trânsito Brasileiro, não há lei que autorize estacionar nas calçadas. Então, estamos ampliando as vagas de motos para atender essa demanda que cresce cada vez mais na cidade”, esclareceu Sérgio Mauro Louzada.