Luiz Bandeira
A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade vai acelerar o processo de instalação de equipamentos de monitoramento de velocidade em vias do município. Segundo apurado pelo Diário, o número de dispositivos será superior ao inicialmente divulgado: ao todo, serão 28 equipamentos, entre radares fixos, radares móveis e lombadas eletrônicas, destinados a fiscalizar e autuar motoristas que excederem os limites permitidos.
A Data Traffic S/A, empresa contratada para a instalação, aferição e treinamento dos agentes operadores informou que o início das implantações está previsto para os próximos 20 dias. Após essa etapa, a expectativa é de que, em até 40 dias, todos os equipamentos estejam em pleno funcionamento.

Os dispositivos serão instalados em 11 pontos estratégicos, considerados trechos críticos do trânsito local. As velocidades máximas permitidas irão variar entre 50 km/h, 40 km/h e 30 km/h, de acordo com a classificação de risco de cada via. Em todas as ruas e avenidas de mão dupla, o monitoramento ocorrerá nos dois sentidos.

Orientação do MPRJ
A medida atende a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Teresópolis. A orientação tem como base as discussões e dados apresentados durante o 1º Fórum de Mobilidade e Trânsito de Teresópolis, que reuniu autoridades e especialistas para debater segurança viária, estatísticas e ações integradas de combate à violência no trânsito.
De acordo com o MPRJ, o município dispõe de dados que apontam alta incidência de acidentes e infrações, especialmente em trechos classificados como críticos. Informações levantadas a partir dos atendimentos do 16º Grupamento de Bombeiros Militar indicam que cerca de 82% dos sinistros registrados envolvem motocicletas, o que reforça a necessidade de ações preventivas e de fiscalização mais rigorosa.

VIAS QUE RECEBERÃO OS EQUIPAMENTOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE
- Avenida Rotariana, no Portal da Cidade
- Avenida Oliveira Botelho, próximo à Fonte Judite
- Avenida Oliveira Botelho, próximo à Praça Ginda Bloch
- Avenida Feliciano Sodré, na reta próxima à Caixa Econômica
- Avenida Lúcio Meira, na reta, próximo à Casa de Portugal
- Rua Waldir Barbosa Moreira
- Avenida Delfim Moreira, início
- Rua Tenente Luiz Meirelles, entre o supermercado Rio Sul e a Rua Governador Roberto Silveira
- Avenida Delfim Moreira, próximo à Unifeso
- Estrada Wenceslau José de Medeiros, próximo à entrada do cemitério
- Estrada Wenceslau José de Medeiros, na Prata








