Aproximadamente quinze anos depois que os últimos radares foram desativados, a zona urbana de Teresópolis voltará a ter fiscalização eletrônica com a utilização desses equipamentos. A informação foi divulgada na última reunião do Conselho Municipal de Segurança e confirmada pela Guarda Civil Municipal. Eles serão instalados em oito locais, alguns onde anos atrás houve o controle eletrônico, e pontos considerados preocupantes diante do grande número de acidentes nos últimos anos. Ainda segundo a GCM, foi realizado um estudo técnico para determinar onde é fundamental a implementação de equipamentos para preservar vidas, inclusive de terceiros que podem ser afetados com a imprudência de alguns motoristas.
De acordo com o que foi divulgado no encontro das autoridades municipais de segurança, os locais que receberão os radares, com previsão de início de funcionamento em meados de dezembro, são os seguintes: – Avenida Oliveira Botelho, próximo à entrada da Granja Guarani; – Avenida Feliciano Sodré, próximo ao Banco do Brasil; – Rua Tenente Luís Meirelles, próximo ao Mercado Rio Sul; – Início da Avenida Delfim Moreira; – Avenida Lúcio Meira, próximo à Casa de Portugal; – Avenida Delfim Moreira, Vale Paraíso, próximo ao Caingá; – Acesso do município na Prata; – Acesso do município no Soberbo.
Alguns dos locais já tiveram essa fiscalização no início e meados dos anos 2000, como na Lúcio Meira, Feliciano Sodré e Oliveira Botelho. Outros, passaram a ser motivo de preocupação diante do grande número acidentes graves nos últimos anos, como no início da Delfim Moreira, onde recentemente dois carros atingiram postes da Enel, e na Tenente Luiz Meirelles, no trecho inicial. Buscamos um posicionamento da prefeitura com mais detalhes sobre a fiscalização eletrônica, não recebendo resposta até o fechamento desta edição.

Cidade com mais multas na Região Serrana
Anuário Estatístico do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, o Detran, com dados de 2024, mostra que, em todo no ano passado, foram aplicados 114.398 autos de infrações de trânsito nas ruas e estradas de Teresópolis – o município da Região Serrana com maior número de multas aplicadas. O número se refere ações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal, DNIT, DER-RJ, Guarda Civil Municipal e o próprio Detran-RJ. A irregularidade com maior número de anotações no ano passado foi transitar em velocidade superior a 20% da máxima permitida (Artigo 218 do CTB), com 71.641 notificações de motoristas, a grande maioria em excessos ocorridos na rodovia BR-116, trecho da Rio x Teresópolis.
O segundo maior número de multas também se refere a velocidade acima do permitido em estradas, com 21.056 multas aplicadas. Em terceiro, ‘conduzir veículo que não esteja devidamente registrado e licenciado’, com 2.526 notificações em todo o ano passado. Ainda de acordo com o levantamento divulgado pelo Detran-RJ, mais da metade de todas as multas foi aplicada na BR-116, entre os quilômetros 69 e 73, em Teresópolis, onde há radares. Foram 64.122 autos de infração somente nesse trecho. A União foi responsável pelo maior número de autos de infração emitidos, com 84.785 multas via PRF (presencialmente ou registradas pelos radares). Em seguida, o Estado do Rio com o DER (13.775) e Detran-RJ (4.877). Responsável pela fiscalização nas ruas de Teresópolis, a Guarda Civil Municipal emitiu 10.961 multas em 2024.

NOVOS RADARES NA ZONA URBANA DE TERESÓPOLIS
- Avenida Oliveira Botelho, entrada da Granja Guarani;
- Avenida Feliciano Sodré, próximo ao Banco do Brasil;
- Rua Tenente Luís Meirelles, próximo ao Mercado Rio Sul;
- Início da Avenida Delfim Moreira;
- Avenida Lúcio Meira, próximo à Casa de Portugal;
- Avenida Delfim Moreira, Vale Paraíso, próximo ao Caingá;
- Acesso do município na Prata
- Acesso do município no Soberbo







