Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tribunal de Contas anula famigerada licitação da água de Teresópolis

Órgão de Contas determina que Edital de concessão seja feito somente após deliberação da Câmara

  • Órgão de Contas determina que Edital de concessão seja feito somente após deliberação da Câmara
  • Vereadores terão de buscar solução junto ao prefeito para definir a melhor forma do serviço ser contratado

Wanderley Peres

O Tribunal de Contas do Estado determinou, em sessão plenária do último dia 2, que fosse anulada a licitação para a venda da água em Teresópolis, a “concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, como queria a Prefeitura no ano passado e já proibida pela Justiça, a partir de ação da Câmara Municipal, que apontou afronta à Lei Orgânica Municipal.

“Não é possível admitir que a outorga de concessões e permissões de serviços públicos derive exclusivamente de ato administrativo”, disse o relator do processo, Christiano Lacerda Ghuerren, entendendo o TCE que a Prefeitura precisaria comprovar a existência de autorização legislativa. O relator ainda apontou para diversas irregularidades e vícios no Edital de concessão que a prefeitura elaborou ao arrepio do poder Legislativo, e da transparência, vendo o TCE “subjetividade nos critérios de julgamento e de pontuação técnica” e “exigências indevidas para fins de qualificação técnica das licitantes”, além de diversas inconsistências nas cláusulas da minuta contratual em “comprometimento da obtenção de melhor proposta e acarretamento de danos ao erário”. Veja a reprodução da didática decisão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

O TCE comunicou ainda ao prefeito de Teresópolis diversas determinações, cujo efetivo cumprimento poderá ser objeto de futuras fiscalizações a cargo da Corte de Contas. Vinícius terá de proceder a imediata anulação do procedimento licitatório, com a adequada divulgação da anulação do certame em Diário Oficial; a adoção, dentro de sua esfera de competência, “de ações com vistas ao encontro de uma solução, junto ao Poder Legislativo Municipal, que permita a prestação dos serviços de forma legal”, e a “realização dos investimentos necessários à universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário e ao atendimento das demais metas estabelecidas no art. 11-B da Lei Federal nº 11.445/07; e “que se abstenha de lançar edital para concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, até que se tenha a edição da lei requerida no artigo 99 da Lei Orgânica Municipal”.

O TCE determinou ainda que a Câmara Municipal adote, dentro de sua esfera de competência, ações com vistas ao encontro de uma solução, junto ao Poder Executivo Municipal, para a prestação dos serviços de forma legal – ou seja, a partir da obediência a Lei Orgânica Municipal – e adequada, permitindo a realização dos investimentos necessários à universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário e ao atendimento das demais metas estabelecidas no art. 11- B da Lei Federal nº 11.445/07.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE