Marcello Medeiros
Outra unidade de conservação ambiental com sede em Teresópolis, o Parque Estadual dos Três Picos também registrou problemas devido à ventania causada pelo reflexo de um ciclone extratropical entre terça (09) e quarta-feira (10). Houve muitas quedas de árvores e galhos, causando o fechamento parcial de trilhas com a ‘Dominguinhos’, que conecta o núcleo Jacarandá à localidade de Prata dos Aredes.
Ciclistas que foram realizar o percurso na manhã desta quinta-feira (11), encontraram diversas árvores fechando a passagem, além de trecho com um bambuzal tombado no caminho. O bonito trajeto tem aproximadamente um quilômetro de extensão e é procurado, principalmente, pelos praticantes desse esporte. Inclusive, o ‘single track’, como é chamado tecnicamente esse tipo de percurso, faz parte da Rota Serra Verde de Cicloturismo.
A reportagem do Diário entrou em contato com a direção do Parque Estadual dos Três Picos, que informou que o mais breve possível o trecho será totalmente reaberto pela equipe do PETP.



Ciclistas que foram realizar o percurso na manhã desta quinta-feira (11), encontraram diversas árvores fechando a passagem, além de trecho com um bambuzal tombado no caminho. Foto: Leitor Repórter
Um lindo lugar
A Trilha Dominguinhos é apenas um dos muitos atrativos do Núcleo Jacarandá do Parque Estadual dos Três Picos, protegido por uma APA desde meados dos anos 80 e que, em 2002, com criação do PETP, acabou sendo incorporada a ele. Há outras trilhas curtas, passando por margens de cursos d´água, e trilhas como a do Urubu, de onde se tem uma vista espetacular da Serra dos Órgãos, e a travessia que liga esse local ao Núcleo Vale da Revolta, às margens da rodovia BR-116. Além de beleza cênica, a Floresta do Jacarandá protege rica e diferente biodiversidade, visto que, diferente de outros fragmentos de Mata Atlântica da região, tem muitos trechos planos e que consequentemente permite desenvolvimento diferente de fauna e flora.









