Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trio de onças-pardas é flagrado em unidade de conservação estadual

Animais foram registrados entre a Zona de Amortecimento do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza e uma reserva particular

Um flagra de fevereiro deste ano, mas que está dando o que falar: três onças-pardas passeando calmamente pelas matas de Valença, no Médio Paraíba, revelam um ecossistema equilibrado e saudável. O registro, que veio à público nesse mês de novembro, aconteceu em área entre a Zona de Amortecimento do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Comuna da Serra, responsável pelas imagens.

– A RPPN Comuna da Serra, além de ajudar na preservação da Mata Atlântica da região, abriga animais como estes que são fundamentais para o melhor entendimento da nossa biodiversidade. Este flagra triplo, extremamente raro, evidencia ainda mais a importância de unidades de conservação particulares e estaduais caminharem juntas na preservação do nosso patrimônio natural – explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A onça-parda é nativa da Mata Atlântica e o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada. Como predadora de topo de cadeia, ela é fundamental para o controle de populações de outras espécies, como o próprio cateto, garantindo o equilíbrio do ecossistema. Também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, a espécie alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre.

Foto: Dr. André Tredinnick – RPPN Comuna da Serra

Também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, a espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.

Sobre o MoNa Serra da Beleza

Localizada entre os municípios de Valença, Barra Mansa e Barra do Piraí, o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza protege uma área de 5.473,78 hectares. Dentre as missões da unidade de conservação está assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica, especificamente da região do Médio Paraíba, além de recuperar áreas já degradadas ali presentes.

Edição 11/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura informa que evento “Clama Teresópolis” foi autorizado pela Justiça

Ônibus Lilás em Teresópolis com ações de acolhimento e serviços para mulheres nesta quarta-feira

Polícia Civil deflagra operação contra fraudes e irregularidades no setor de combustíveis

MPRJ ajuíza ação para cancelar o evento “Clama Teresópolis”

Sine Teresópolis anuncia mais de 300 vagas de emprego até sexta

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE