Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Trio de onças-pardas é flagrado em unidade de conservação estadual

Animais foram registrados entre a Zona de Amortecimento do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza e uma reserva particular

Um flagra de fevereiro deste ano, mas que está dando o que falar: três onças-pardas passeando calmamente pelas matas de Valença, no Médio Paraíba, revelam um ecossistema equilibrado e saudável. O registro, que veio à público nesse mês de novembro, aconteceu em área entre a Zona de Amortecimento do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Comuna da Serra, responsável pelas imagens.

– A RPPN Comuna da Serra, além de ajudar na preservação da Mata Atlântica da região, abriga animais como estes que são fundamentais para o melhor entendimento da nossa biodiversidade. Este flagra triplo, extremamente raro, evidencia ainda mais a importância de unidades de conservação particulares e estaduais caminharem juntas na preservação do nosso patrimônio natural – explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

A onça-parda é nativa da Mata Atlântica e o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada. Como predadora de topo de cadeia, ela é fundamental para o controle de populações de outras espécies, como o próprio cateto, garantindo o equilíbrio do ecossistema. Também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, a espécie alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre.

Foto: Dr. André Tredinnick – RPPN Comuna da Serra

Também conhecida como Suçuarana e Leão-baio, a espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite.

Sobre o MoNa Serra da Beleza

Localizada entre os municípios de Valença, Barra Mansa e Barra do Piraí, o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza protege uma área de 5.473,78 hectares. Dentre as missões da unidade de conservação está assegurar a preservação de remanescentes de Mata Atlântica, especificamente da região do Médio Paraíba, além de recuperar áreas já degradadas ali presentes.

Teresópolis 27/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bairro do Alto poderá ter novos prédios com até 20 andares

Estudo inédito mapeia mamíferos encontrados no Parque Montanhas de Teresópolis

Concurso da Prefeitura: ajustes finais para a liberação do edital

Deputado vai à Justiça para derrubar “gratificação faroeste” no Rio

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE