Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

TSE encerra testes públicos de urnas para as eleições de 2024

Resultados devem ser divulgados no dia 15 de dezembro

André Richter – Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (1°) o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009.

Ao longo de cinco dias, especialistas em tecnologia da informação puderam testar os equipamentos da urna eletrônica que fazem a coleta e a transmissão dos votos dos eleitores. O resultado dos testes deve ser divulgado pelo TSE no dia 15 de dezembro e vão apontar sugestões de aprimoramento dos sistemas.

Segundo o Tribunal, assim como nas sete edições anteriores dos testes, os pesquisadores atestaram a segurança dos sistemas da urna e não encontraram nenhuma possibilidade de violação do sigilo dos votos e de falhas na transmissão dos dados da votação.

Os investigadores executaram planos de testes dos sistemas e inspecionaram os programas que fazem o controle das peças eletrônicas do equipamento, além do sistema que realiza a apuração e a votação.

Em 2021, nos testes realizados antes das eleições do ano passado, pontos vulneráveis da urna eletrônica foram encontrados. Segundo o TSE, as falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, e o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 28/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Entra em vigor lei que integra câmeras privadas ao sistema municipal e autoriza reconhecimento facial

Sonho do hexa: torcida da Seleção Brasileira faz ‘plantão’ na Granja Comary

Orgulho Nerd leva cultura geek, games e experiências imersivas ao Sesc Teresópolis

Conselho da Cidade debate mobilidade urbana em reunião no Teatro Municipal

Senado aprova MP que estabelece piso de R$ 5.130 para professores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE