Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Turismo: Aumenta o número de prestadores de serviço cadastrados

Ferramenta de planejamento auxilia empreendedorismo e atendimento do setor em Teresópolis

O número de prestadores de serviços turísticos de Teresópolis cadastrados no Cadastur aumentou de 120 em janeiro/2021 para 180 em abril. A ferramenta de planejamento e atuação do governo é importante para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor de Turismo e uma referência para consulta do mercado turístico brasileiro. "O trabalho de sensibilização sobre a importância de estar cadastrado é feito por meio da nossa Secretaria junto aos empreendedores do município, tanto na área urbana quanto na zona rural, que também possui imenso potencial turístico", destacou o secretário de Turismo, Mauricio Weichert.
Entre as informações que podem ser consultadas no Cadastur estão: – Saber as categorias de empresas de hospedagem que a região possui: Albergue/Hostel, Hotel, Hotel Histórico, Hotel Fazenda, Pousada, Resort, Alojamento de Floresta, Cama e Café e Flat/Apart Hotel. – Ter conhecimento do número de leitos de acordo com as categorias hoteleiras de uma localidade. – Conhecer as empresas de transporte turístico que atuam no município. – Mapear as empresas que atuam de forma indireta com a atividade turística, tais como bares, restaurantes, casas de espetáculos, empresas de locação de veículos, empresas organizadoras de eventos, dentre outros.
Já para os usuários, sejam eles nacionais ou internacionais, o Cadastur é uma excelente ferramenta de pesquisa sobre empresas e serviços turísticos disponíveis em determinada localidade, pois permite a consulta do mercado turístico brasileiro por qualquer pessoa que acesse o portal, lembrando que o cadastro não é um selo de qualidade, pois não atesta a qualidade dos serviços prestados, mas a legalidade do empreendimento ou profissional cadastrado.

Treinamento
Outra ação da Secretaria Municipal de Turismo é o projeto “Qualificação do Atendimento ao Turista”. A iniciativa abrange várias técnicas de abordagens e comportamentos a todos os perfis de turistas. O projeto inclui visitas técnicas a atrativos turísticos, meios de hospedagens e restaurantes, onde é possível conhecer detalhes históricos e curiosidades de Teresópolis, apresentados por um guia credenciado pelo Ministério do Turismo, CADASTUR. As primeiras visitas técnicas foram feitas aos hotéis BelAir e Terê Park, restaurante Burrata, Fonte Judite e Mirante do Soberbo. O projeto tem o objetivo de atender às pessoas que atuam diretamente com o turista. No momento, está sendo aplicado para a equipe do C.A.T. (Centro de Atendimento ao Turista), mas a intenção é que se estenda a taxistas, jornaleiros, fiscais da Feirarte, recepcionistas de hotéis e pousadas, hosts e agentes imobiliários.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE