Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Última semana da exposição “Biografemas” em Teresópolis

Projeto apresenta um panorama rico e multifacetado da fotografia contemporânea

A exposição “Biografemas”, que vem encantando o público desde outubro, entra em sua última semana no Sesc Teresópolis. Até o dia 18 de janeiro, os visitantes poderão vivenciar experiências que conectam o público com diferentes narrativas da fotografia contemporânea brasileira. Com curadoria de Amanda Leite e Raquel Gandra, a mostra reúne 12 artistas de todo o Brasil, trazendo uma rica diversidade de olhares e histórias. A exposição oferece uma oportunidade única de explorar a singularidade de cada artista por meio de temas e pesquisas que abordam questões como memória, corpo, gênero, violência doméstica, maternidade, infância, atravessamento intergeracional, território e identidade.

De acordo com Raquel Gandra, “cada obra se torna um convite para refletir sobre nossa própria vivência e a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo ao nosso redor”. A mostra propõe um mergulho nas camadas mais profundas da memória e da arte, convidando à reflexão sobre como as histórias pessoais se entrelaçam com o coletivo, ressignificando a própria ideia de biografia. Como explica Amanda Leite: “O biografema vai além da biografia; ele é o detalhe, a memória que se transforma na arte”.

Produção e Artistas
Os modos de produção são bastante diversos, abrangendo desde a fotografia clássica, passando por intervenções manuais nas impressões fotográficas e técnicas de artesanais como a cianotipia. As obras que compõem a exposição são de autoria dos artistas: Amanda Leite, Anna Ortega, Gal Cipreste & Masina Ribeiro, Mitsy Queiroz, Miguel Chikaoka, Li Vasc, Luiza Kons, Julia Baumfeld, Felipe Camilo, Malu Teodoro e Raquel Gandra. Inspirada no conceito criado por Roland Barthes, “Biografemas” explora como pequenos detalhes da vida, fragmentos muitas vezes despercebidos, podem ganhar novos significados quando interpretados artisticamente. A exposição também contou com diversas oficinas, coordenadas pelos artistas participantes, oferecendo ao público a oportunidade de interagir e se aproximar de temas universais de forma sensível e única.

Oficina “Entre Nós: Abordagens de Si e do Outro”
Para fechar com chave de ouro a temporada deste projeto, no dia 18 de janeiro, das 14h às 18h, ocorrerá a oficina “Entre Nós”, conduzida pela artista e idealizadora do projeto, Raquel Gandra. Neste encontro, os participantes serão convidados a criar um espaço horizontal de trocas, onde teoria e prática se entrelaçam, utilizando a escuta ativa e a fabulação como ferramentas para o autoconhecimento e o diálogo coletivo.

Com foco na expressão individual e coletiva, a oficina busca fomentar a criação e a troca de histórias, estimulando o olhar sobre o que é secreto e o que é compartilhado. O nome “Entre Nós” reflete a essência dessa troca de vivências e sentidos. A oficina será gratuita, e é recomendado que os participantes tragam uma fotografia relacionada a um momento marcante de aprendizado. As inscrições estão abertas por meio do perfil @interludica no Instagram.

SERVIÇO
Exposição: Biografemas
Últimos dias: até 18 de janeiro de 2025
Local: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada: Gratuita
Oficina “Entre Nós”: 18 de janeiro, das 14h às 18h
Informações: @interludica no Instagram, Linktree, e pelo e-mail interludica.arte@gmail.com.

Teresópolis 01/08/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estradinhas, estradões, trilhas… Há muitos locais para pedalar em Teresópolis!

Parque Nacional realiza consulta pública para reabrir abrigos de montanha na Serra dos Órgãos

Teresópolis x João Pessoa: Delino Tomé conclui ultramaratona de 2100 quilômetros

Traficante é preso em Nova Friburgo

Fluminense e Vasco abrem oitavas de final da Copa do Brasil com 0 a 0

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE