Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Último dia para regularizar a situação eleitoral

Cartórios registram grande movimentação em Teresópolis

Esta quarta-feira, 08 de maio, é o último dia para regularizar a situação eleitoral. Em Teresópolis, onde segundo o TRE mais de oito mil pessoas estavam com pendências, as filas para acessar a 38ª e 195ª Zonas Eleitorais têm sido grandes no encerramento do prazo para inscrição no cadastro. Desde a última segunda, o número de pessoas aguardando atendimento tem alcançado longa distância, chegando até a Avenida Delfim Moreira.
No estado do Rio de Janeiro, 511.560 eleitoras e eleitores encontram-se com o título cancelado. A Capital é a cidade que tem o maior número de documentos cancelados, com 205.993, seguida de São Gonçalo, 31.462, Nova Iguaçu, 27.103, Niterói, 24.075, e Duque de Caxias, 21.937. Em Teresópolis, são 8.366 pessoas em situação irregular. Para votar na eleição municipal, que terá o primeiro turno no dia 6 de outubro, a regularização do documento deve ser feita até esta quarta. O principal motivo de cancelamento da inscrição eleitoral é quando as eleitoras e os eleitores, com idade entre 18 e 70 anos, deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.
Além de ficar impedido de votar, quem está com o título cancelado também fica impedido de ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública, entre outros atos.

Como regularizar
Quem não tem a biometria cadastrada deve regularizar sua situação diretamente no cartório eleitoral. Antes de comparecer ao cartório eleitoral, a eleitora ou o eleitor deverá emitir e pagar a guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos. Na hora do atendimento, basta apresentar o comprovante de pagamento, documento oficial com foto e comprovante de residência.
Eleitoras e eleitores que já têm os dados biométricos cadastrados podem fazer a regularização pelo site do TRE-RJ. Após o pagamento da multa, basta preencher o formulário de atendimento no sistema Título Net, anexando os documentos necessários. Para atendimento presencial, em Teresópolis funcionam duas zonas eleitorais, a 38ª e a 195ª, na Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66, Várzea. O telefone para mais informações é o (21) 2742-7299.

Documentação
Em entrevista ao Diário na semana passada, o chefe de cartório Pedro Henrique de Oliveira, da 195ª Zona Eleitoral, começa elucidando o assunto, destacando detalhes sobre a retirada do título, prazos e horários de atendimento do TRE Teresópolis. “Para retirar o título é preciso um documento com foto e um comprovante de residência. Para atualização de cadastro são esses mesmos documentos. Nosso horário de atendimento normal é de 11h as 17h, mas neste período final do prazo, que vai até o dia 8, estamos funcionando das 11h às 19h”, esclareceu o profissional.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Teresópolis recebe espetáculo “A Pequena Sereia no Teatro”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE