Isla Gomes
Teresópolis está vivendo os últimos dias da quarta edição do Festival de Boteco, um evento que já se tornou tradição no calendário gastronômico da cidade. A programação segue até o dia 10 de maio e reúne 22 bares e restaurantes, espalhados por diferentes bairros, oferecendo petiscos exclusivos ao público. De acordo com Pedro Paiva, vice-presidente do Polo Gastronômico de Teresópolis, esta edição superou as expectativas. “Nós tivemos um aumento de mais de 300% de participação em relação ao ano passado. Dá para ver que o pessoal realmente está gostando, mas ainda temos mais alguns dias para aproveitar”, destacou. O crescimento do evento também chamou a atenção pelo alcance regional. Segundo Paiva, o festival recebeu visitantes de cidades como Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Petrópolis. “A gente teve gente de fora vindo experimentar os petiscos e isso mostra como o festival está ganhando força”, afirmou. O funcionamento é simples e interativo: ao visitar um dos estabelecimentos participantes, o cliente recebe uma ficha para avaliar critérios como sabor, apresentação e atendimento. A votação do público tem peso de 50%, enquanto os outros 50% ficam por conta de um júri técnico, que visita os locais de forma anônima.

A premiação final será realizada no dia 23 de maio, em um evento de encerramento que promete movimentar ainda mais a cidade. “A gente vai premiar os três principais campeões do festival, em um evento super especial”, comentou Pedro. Além da proposta gastronômica, o festival tem um papel importante no fortalecimento do turismo local. Eventos desse tipo ajudam a movimentar hotéis, comércios e serviços, especialmente em períodos fora de alta temporada. Ao atrair visitantes e valorizar a culinária regional, o Festival de Boteco contribui diretamente para a economia de Teresópolis. Para quem ainda não participou, ainda dá tempo. “Os últimos dias são uma ótima oportunidade. Temos restaurantes em vários bairros da cidade. É só conferir nas redes sociais do Polo Gastronômico e escolher onde ir”, convidou Pedro Paiva. Com variedade de sabores e grande adesão do público, o festival se consolida como um dos principais eventos gastronômicos da região, unindo lazer, cultura e desenvolvimento econômico.
RESTAURANTES PARTICIPANTES
Cena Risotteria
Caldo de Piranha
Mad Garden
Mad Vagão
Mad Spritz
Mad Brew Tap & Steak House
Urikana Hotel
Yzakaya Turl
O Boteco do Alto
Señor Burrito
Buteco do Xopin
Bar do Mineiro
Viva Itália
Allegro Pizzeria & Caffè
Gaia Gastronomia
Rabugentos Brewing & Co.
Sacada Gastronomia
Imperador do Fogo
Muleke 18
Centro Gastronômico Recanto
Colarinho da Serra Brew Pub
Carol’s & Co Café e Bistrô
SAIBA MAIS
A programação completa e informações sobre os restaurantes participantes podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial: @pologastronomicoteresopolis






