Esta é a última semana para conferir a mostra Água de Cor, de Ilana Paterman Brasil, que está no Sesc Teresópolis. A exposição traz 112 aquarelas que representam a dança das orixás Oxum, Olá, Euá, Iansã, Nanã e Iemanjá, além da entidade Colondina. Traz, também, um vídeo-animação de 7 minutos em que é possível perceber toda a sensibilidade e a força do feminino dos terreiros.
Água de Cor é assinada pela artista visual carioca Ilana Paterman Brasil, tem texto curatorial de Luiz Antonio Simas e é apoiada pelo Rumos Itaú Cultural 2019/2020; tem entrada gratuita e classificação etária livre.
Sobre Ilana Paterman Brasil
Ilana é artista visual formada em mídia arte pela Escola Superior de Mídia Arte de Colônia, Alemanha, e doutora em design pela Esdi/Uerj, onde também é graduada. Seu ateliê fica na Fábrica Bhering, no bairro do Santo Cristo, no Rio de Janeiro. A dança a seduz desde pequena. A mãe a colocou no balé quando menina. Na adolescência, ingressou na capoeira, atraída pelos tambores. E por eles foi conhecer o maracatu, os sambas, o funk e os terreiros. O feminino e suas manifestações por meio da dança estão presentes em obras como Água de Cor, Agbê e Como dançar funk. Dentre as atividades recentes, destacam-se: Edital Foca (Fomento à cultura carioca) 2023, categorias cultura popular e criação artística; prêmio de melhor videodança experimental, Híbrido Fest, São Paulo; seleção no Animage, Festival Internacional de Animação, Pernambuco; exposição individual “Como Dançar Funk” no Sesc Alpina, Teresópolis; seleção na categoria Artes Visuais pelo programa Rumos Itaú Cultural 2020; Festival de Vídeo Arte de Turku 2022, Finlândia; Mostra de Vídeo Arte da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba 2021; Festival Sesc de Inverno RJ 2021, com exibição de 10 trabalhos; Prêmio Arte como Respiro Itaú Cultural 2020 e podcast Diálogos Audiovisuais: Videodança e Feminismo, pelo Sesc Brasil em 2021. Saiba mais: www.ilanapetermanbrasil.com.br / @ilanapatermanbrasil
Serviço:
O que: Exposição Água de Cor
Onde: Sesc Teresópolis, Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – Rio de Janeiro
Quando: até 25/6/23
Horários: De terça a sexta, das 9h às 21h
Sábados, domingos e feriados das 9h às 18h