Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ultramaratonista Delino Tomé encerra corrida para o Nordeste

Morador de Teresópolis chegou até Salvador, na Bahia, tendo percorrido mais de 1500 quilômetros

Maria Eduarda Maia

Imagine traçar um plano de sair de Teresópolis com destino a João Pessoa, na Paraíba, uma aventura que tem como rota um árduo caminho a ser percorrido. Para muitos, seria um feito que não seria cogitado nem mesmo de carro, visto que são 2316 quilômetros de distância até a cidade nordestina. Entretanto, o ultramaratonista Delino Tomé, morador da Barra do Imbuí, topou esse grande desafio. Sozinho e apenas com sua mochila, ele tinha como plano inicial chegar até a cidade de João Pessoa em apenas 35 dias, percorrendo uma distância que nunca havia sido realizada em sua vida. Contudo, por não conseguir completar o trajeto até a data estipulada, sua longa jornada chegou ao fim no início desta semana, quando já alcançava a marca de mais de 35 dias na estrada. “Este desafio foi terminado em Salvador porque com os dias restantes só iria conseguir chegar a Recife. Por estar com passagem marcada para o dia 7 de julho, decidi como segundo plano parar em Salvador”, relatou o ultramaratonista a nossa redação.

Obstáculos e contratempos na estrada, condições climáticas e uma longa distância a ser percorrida em pouco tempo foram alguns dos fatores que, infelizmente, resultaram na parada na capital da Bahia, seu ‘plano B’, após percorrer 1515 quilômetros. “Mesmo não conseguindo realizar o percurso total até João Pessoa, que fica para 2026, estou muito feliz com a grande experiência vivenciada na estrada e por minha superação”, contou Delino, dizendo também que estava em boas condições para continuar até a Paraíba.

Em um dos vídeos enviados para a redação do Diário, Delino contou como seria difícil o trajeto até as terras paraibanas. “A maior parte é ‘estradão’. Normalmente a mochila pesa uns 20 kg porque são três litros de água e os alimentos”, relatou Delino. “Aqui tenho que ter a reposição adequada para não faltar nada porque normalmente de uma cidade para outra a base é de 30 a 40 quilômetros, com algumas chegando até 50 ou 60 quilômetros. Então a gente vai se suprindo, carregando peso”, completou o atleta.
Segundo o morador de Teresópolis, ele estava alternando entre corridas e caminhadas, dormindo nos acostamentos e pontos de ônibus, visto que as hospedagens na Bahia estavam sem vagas por conta das festividades de São João. “Mesmo assim foi muito gratificante esta aventura. Volto para Teresópolis uma nova pessoa na forma de agir e pensar, principalmente nas pessoas menos favorecidas”, comentou, agradecendo a todos que contribuíram com pensamentos positivos e orações durante todo o seu trajeto. “Aqui deixo minha gratidão a todos que me apoiaram. Essa garra e essa disposição de estar na estrada é porque vocês estão me dando força”, disse o morador de Teresópolis em um de seus registros de viagem.

Delino Tomé também não deixou de agradecer o povo baiano pela ótima recepção por onde passou. Foto: Arquivo Pessoal / Delino Tomé

Apoiadores do projeto
A Carrapeta, Supermercado Flor da Posse, Papelaria Globo, Unisport, Cicle são Cristóvão, Ótica Prazer de Ver, Chaveiro Mundial, Manoel Vidal, Celeiro Barra, Abelha, Fisioterapia Dra. Aline, Astein Assistência Técnica de Informática, SAF, Polícia Federal, Eletro Barra, Pet Ami Clínica Veterinária, Junior Car, Automóveis Batista, Requinte Decorações, Bia Koizas, RV Fitness, Zabal Bike, Mecânica Maia, Açougue Tavares, Dmusc Publicidade, TV Diário e jornal O Diário, Fábrica de Imprimir Gráfica, Papelaria Barra, Mega Street, Marragavi Móveis Usados, Dr. Gustavo Alves e Prefeitura de Brot Salvador.

Edição 02/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha: Expositores suspensos têm nova chance para atualizar dados

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

TERESÓPOLIS 134 ANOS: Confira a lista dos homenageados da Câmara em 2025

15ª Conferência de Assistência Social de Teresópolis discute ações para atender aos mais vulneráveis

Crise do troco desafia pequenos comerciantes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE