Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unidade Cardiointensiva do HCTCO recebe selo UTI Eficiente

Titulação foi obtida graças ao desempenho no tratamento de pacientes internados

A Unidade Cardiointensiva (UCI) do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) recebeu o selo UTI Eficiente, emitido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em conjunto com a Epimed Solutions, empresa é especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, que melhoram a eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente. A titulação é dada somente para unidades hospitalares que atingem critérios definidos por indicadores de qualidade.
Essa é a primeira vez que um centro de terapia intensiva em Teresópolis é reconhecido com o selo, que corresponde a quanto a Unidade Cardiointensiva do hospital foi avaliada positivamente em dois indicadores. São eles: Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada. Esses índices são utilizados para medir a performance e eficiência de toda a unidade no dia a dia de atendimentos.
Assim, com um grau de mortalidade menor em internações na UCI, o coordenador da unidade, Dr. Rodrigo dos Santos Bottino, avalia que “esse selo evidencia que a Unidade Cardiointensiva faz um bom trabalho com uso de menos recursos. Ou seja, nós empregamos tecnologia de forma responsável, otimizando os gastos e a eficiência do tratamento”.

Em busca do melhor tratamento
Um dos pilares para o desempenho da Unidade Cardiointensiva (UCI) é todo o trabalho da equipe que atua neste setor. Médicos e uma equipe multidisciplinar em constante aperfeiçoamento e atualização, atuando na chamada Medicina de Alta Performance. Essa abordagem traz um cuidado mais personalizado e adequado para cada tipo de paciente. “Nós trabalhamos duro com toda a equipe para que alcancemos a melhor performance, mantendo sempre a humanização do cuidado, o carinho com os pacientes, a gestão de custos para não haver desperdícios, e ainda a análise dos indicadores que recebemos”, contou o coordenador da unidade.

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE