Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

Secretário de segurança e comandante da GCM destacam atuação das equipes especializadas em detecção de faro

Luiz Bandeira

Reconhecida como uma das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro, Teresópolis tem reforçado seu compromisso com a segurança pública por meio da atuação estratégica da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da proteção do patrimônio público e do suporte a outros órgãos de segurança, um grupo em especial vem se destacando: a unidade K9, composta por agentes altamente treinados e cães farejadores.
Responsável por apoiar operações da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Ministério Público, a equipe K9 vem desempenhando papel decisivo em missões que resultaram na apreensão de drogas e outros materiais ilícitos. Para garantir ainda mais eficiência a esse trabalho, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade desburocratizou o acionamento da unidade, permitindo sua mobilização imediata sempre que necessário.
O secretário da pasta, Sérgio Mauro Lozada, afirmou que sua medida visa otimizar o tempo de resposta das operações conjuntas. “A segurança pública não pode esperar. Por isso, tornamos o processo mais ágil para que as equipes K9 possam ser acionadas diretamente pelas polícias. Eles estão em prontidão 24 horas por dia”, destacou.
Sérgio Mauro também enfatizou o papel do subsecretário e comandante geral da GCM, Gil Wellington, no desenvolvimento da iniciativa. “Isso é um trabalho que já vem de algum tempo, mérito do Gil, que implantou essa estrutura no município. Nosso pedido foi expandir a atuação dos cães para além das operações – hoje eles estão também nas praças, na rodoviária, atuando diretamente na segurança da população.”

Gil Wellington e Secretário de Segurança, Sérgio Mauro. GCM destacou que percebeu a necessidade de emprego da equipe K9 em operações policiais e por isso decidiu desburocratizar a parceria pela segurança da população

Ações sociais
Além do apoio às forças policiais, a equipe K9 também realiza ações sociais por meio da cinoterapia – conhecida técnica terapêutica que utiliza o cão como facilitador em processos de tratamento, individual ou em grupo, promovendo visitas a asilos e orfanatos. Segundo o comandante Gil Wellington, o impacto dessas ações vai além da segurança pública. “A felicidade no rosto dos idosos ao interagir com os cães é algo emocionante. O animal faz esse elo entre as equipes e as pessoas. Ele não fala, mas se comunica com o olhar”, disse, visivelmente emocionado.

Apoio e perseverança
Desde 2014, a unidade K9 atua em Teresópolis e foi criada com o apoio voluntário do policial civil Ronaldo Jackson, cuja contribuição foi lembrada com gratidão. “Em uma patrulha na rodoviária, por exemplo, o cão identificou um saco de drogas escondido no banheiro. Esse tipo de serviço faz toda a diferença no combate à criminalidade”, afirmou Wellington.
Além das ações de patrulhamento e combate ao crime, a saúde dos cães também é prioridade. A GCM mantém uma parceria com o curso de veterinária da UNIFESO, que acompanha os cuidados com os animais e auxilia nos projetos terapêuticos.

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade desburocratizou o acionamento da unidade, permitindo sua mobilização imediata sempre que necessário

Mais pessoal para atuar
Sobre a estrutura da guarda, Lozada informou que está em tratativas com a Secretaria de Finanças para viabilizar a realização de um concurso público. “Nossa proposta é abrir seleção para cerca de 80 novos guardas. Num primeiro momento, convocaríamos 20 por vez, garantindo formação adequada. Já conversamos com o prefeito sobre incluir exigência de nível superior e avaliação psicotécnica. Embora não se trate de uma guarda armada neste primeiro momento, os aprovados estarão aptos a integrar essa nova etapa no futuro”, concluiu.

Tags

Compartilhe:

Edição 08/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Athos: investigações indicam rixas e planos de assassinatos

Bairro do Alto pode ficar sem agência dos Correios

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Prefeito de Teresópolis apresenta balanço de 100 dias de governo na Câmara de Vereadores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE