O curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi avaliado com nota 5, o valor máximo atribuído a uma graduação pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição foi reconhecida pela excelência em três dimensões: didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Entre os dias 9 e 13 de março, avaliadores do MEC estiveram presencialmente na instituição a fim de verificar todos os eixos que compõem o instrumento de avaliação. O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 17 de março, demonstrando a excelência do ensino em Medicina no Unifeso.
Para a coordenadora do curso, professora Simone Rodrigues, o resultado dessa avaliação reflete o compromisso que o Unifeso tem com a qualidade da formação médica. “É um trabalho que conta com a participação do corpo docente e discente, além dos profissionais técnicos administrativos. Assim, ter o reconhecimento desse trabalho através de uma avaliação externa, realizada com tanta seriedade, nos enche de orgulho”, disse.
Mais de 50 anos de história
O curso de Medicina iniciou no ano de 1970, na então Faculdade de Medicina de Teresópolis, pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso). Ao longo das últimas cinco décadas, a graduação evoluiu sempre alinhada à missão institucional de promover educação, a ciência e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento regional e a construção de uma sociedade mais justa e ética.
“Nós recebemos com muita satisfação o resultado da avaliação do MEC para o nosso curso de Medicina. Essa conquista vem a colaborar com o nosso propósito de termos um curso de excelência e fortalecer o Unifeso como referência no mercado”, pontuou o Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes.
Atualmente, a graduação conta com um projeto pedagógico estruturado para integrar ensino, trabalho e cidadania, com objetivo de fazer com que os estudantes participem de atividades práticas desde o primeiro período, por meio de parcerias com o poder público. A reitora do Unifeso, professora Verônica Santos Albuquerque, destaca que a avaliação máxima do MEC foi mais um resultado positivo que a instituição vem recebendo nos últimos anos. “Acho importante dizer que o 5 é a reafirmação da qualidade do curso, do seu currículo, do corpo docente, da gestão e da infraestrutura. É importante sempre ressaltar que a formação do médico do Unifeso garante a inserção no mundo do trabalho”, destacou.

Hospital próprio de ensino
Como principal cenário de prática na formação médica, a instituição firma seu compromisso com a saúde e com a educação através do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO). A formação médica no Unifeso é generalista e voltada para atuação em diferentes contextos do território nacional, com ênfase na Atenção Primária e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O ingresso dos estudantes em atividades hospitalares ocorre a partir do quinto período, embora possam participar de práticas desde o início do curso.
Eixos avaliados pelo MEC
De acordo com o relatório final apresentado pelo MEC, a nota máxima de avaliação se deu por meio de três dimensões com seus respectivos pontos de análise. São eles: Organização didático-pedagógica: políticas institucionais no âmbito do curso; objetivos do curso; perfil profissional do egresso; estrutura curricular; conteúdos curriculares; metodologia; estágio curricular supervisionado. Atividades complementares; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); apoio ao discente; gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem; procedimentos acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem; número de vagas; integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS); atividades práticas de ensino para áreas de saúde.
Corpo docente e tutorial: Núcleo Docente Estruturante (NDE); atuação do coordenador; regime de trabalho do coordenador de curso; corpo docente; regime de trabalho do corpo docente do curso; experiência profissional do docente; experiência no exercício da docência superior; produção científica, cultural, artística ou tecnológica.
Infraestrutura: espaço de trabalho para docentes em tempo integral; espaço de trabalho para o coordenador; sala coletiva de professores; salas de aula; acesso dos alunos a equipamentos de informática; bibliografia básica por Unidade Curricular (UC); laboratórios de ensino para a área de saúde; laboratórios de habilidades; unidades hospitalares e complexo assistencial conveniados; biotérios; Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); Comitê de Ética na Utilização de Animais (CEUA).