Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Unifeso recebe Simpósio de Terapia Ocupacional

Encontro trabalhou a capacitação de educadores e estudantes da instituição

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realizou na última quinta-feira (07), o 1º Simpósio de Terapia Ocupacional, para professores das redes municipal e privada de ensino. A organização do evento buscou promover a capacitação destes educadores através da atividade extensionista para acolher e integrar crianças atípicas no ambiente escolar. Promovido pela graduação em Terapia Ocupacional (TO), o simpósio ocorreu no auditório três do campus Sede, no Alto e contou com recepção dos alunos de TO que receberam os educadores inscritos para participarem da atividade. Dentre os profissionais, professores de Teresópolis, Guapimirim e Magé.

O Simpósio foi construído dentro do componente curricular Integração Ensino Trabalho e Cidadania (IETEC), disciplina essa que converge para um espaço de conhecimento teórico e prático. Esse ambiente visa contextualizar a demanda por terapeutas ocupacionais que tratam da chamada neurodiversidade, transtornos de neurodesenvolvimento tais como: autismo, transtorno de ansiedade generalizada, TOD, TDAH e muitos outros. “Hoje nós precisamos do envolvimento da família, das terapias e da escola. Por isso, nosso foco são as equipes da Educação e Saúde. Por que precisamos de ferramentas para manejar esses estudantes com necessidades especiais de acolhimento e ensino”, contou a coordenadora do curso de TO, Danielle Aprígio.

Dentre os palestrantes convidados para compartilhar as experiências e conhecimentos junto à pacientes atípicos, estavam: a psicopedagoga, Renata Lia; a psicóloga, Dra. Luciene Marques e a terapeuta ocupacional, Dra. Aline Macier. Também houve a participação de Matheus Zatta, geólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele é um paciente com internação domiciliar devido ao quadro de Distrofia Muscular de Duchenne, condição que afeta a locomoção. Todas as palestras foram transmitidas ao vivo para as turmas de Psicologia, Pedagogia e Terapia Ocupacional.

Mais sobre a formação
O curso de Graduação em Terapia Ocupacional tem apenas três meses de seu início, segue com a primeira turma formada por 39 alunos. Com duração de quatro anos, o curso acontece somente na modalidade presencial, no campus Sede e Quinta do Paraíso. De acordo com a coordenação, o curso busca formar terapeutas ocupacionais que são peças fundamentais no processo de reabilitação cognitivo e motora dos pacientes.

Edição 13/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ladrão invade e furta casa de festas em Agriões

CBMERJ forma nova turma de “Especialistas em Produtos Perigosos”

12º Agro Kids Tour garante aprendizado e diversão para estudantes

Polícia apura denúncia de acidente com criança em escola

PEC 6×1 ainda não foi discutida no núcleo do governo, diz ministro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE