Isla Gomes
A Unimed em Teresópolis conta com um ambiente inovador voltado para o público infanto-juvenil que necessita de tratamento especializado nos cuidados do âmbito do Transtorno do Espectro Autista – TEA e distúrbios de neurodesenvolvimento. O espaço, nomeado de Espaço Cuidar, fica localizado na Rua Muqui, 156, Várzea, e conta com modalidades de atendimentos terapêuticos e medicinais, tanto individuais quanto em grupo, proporcionando o desenvolvimento integral do paciente nos quesitos pessoais e sociais. Muitas crianças atípicas brasileiras estão hoje em escolas comuns onde todos os alunos estudam juntos e com o mesmo currículo. A educação inclusiva é fundamental para que as crianças que se enquadram nesse diagnóstico se sintam confortáveis com a rotina do dia a dia e se integrem na sociedade.
“A Unimed Serrana tem 48 anos de existência e nós achamos que o município de Teresópolis tem um grande potencial, por isso criamos um espaço para atendimento dos pacientes dentro do transtorno do espectro autista e com distúrbio de neurodesenvolvimento, pois valorizamos o nosso cliente. Somos uma cooperativa de médicos por tanto está no nosso DNA o cuidado. Nós entendemos que temos que dar nosso melhor para Teresópolis, temos 16 municípios em nossa responsabilidade para atendimento médico e nosso investimento em Teresópolis é por confiar na cidade”, declara Beatriz Alvarez, diretora executiva da Unimed Serrana.
O maior objetivo do Espaço Cuidar é tornar as crianças capazes de desenvolver o máximo do seu potencial, promovendo mais autonomia nas tarefas diárias, gerando uma maior autoestima através de atendimento lúdico, encantamento e muito amor. Para isso o espaço conta com uma equipe multidisciplinar, formada com profissionais altamente qualificadas e especializadas na área de reabilitação pediátrica, aplicando planos de tratamento personalizados para as necessidades de cada criança. “A gente trabalha com o circuito motor, para treinar as habilidades motoras da criança, através de técnicas de fisioterapia que visam melhorar e desenvolver a parte motora e funcional da criança”, explica Gisela Teixeira, Fisioterapeuta e Psicomotricista.
Tratamento
Na maioria das vezes quando é falado em cuidados para o desenvolvimento de crianças com TEA, há referência da intervenção com profissionais como: psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Porém, a intervenção psicopedagógica também se faz muito importante, uma vez que as habilidades acadêmicas ficam em defasagem, atrapalhando o desenvolvimento da criança no ambiente escolar, nesta esfera a clínica também conta com profissionais focados nessa parte. “O trabalho que nós fazemos na psicopedagogia aqui com as nossas crianças atípicas está voltado também para área de desenvolvimento de uma dessensibilização espacial e por conta disso a nossa sala psicopedagógica imita uma sala de aula convencional, então esse espaço visa preparar a criança para poder se habituar a um ambiente escolar, aqui nós trabalhamos os transtornos de aprendizagem para que elas possam evoluir e fluir no cotidiano”, esclarece a psicopedagoga, Laís Lira.
Café com RH
Nesta quarta-feira, 30, foi realizado um encontro empresarial em um dos auditórios da clínica, o evento reuniu diversos empresários que palestraram e fomentaram a importância da clinica para o desenvolvimento do município. Entre os palestrantes, Felipe Coelho, Presidente da ACIAT, falou sobre “Os desafios da gestão empresarial na atualidade”, e Phillipe Lontra, superintendente da Unimed Serrana, dissertou sobre o tema “a magia do sucesso: encante, fidelize e venda como a Disney”.
Atendimento
O telefone do espaço é o (21) 2043-1002, também é possível tirar dúvidas presencialmente na unidade, Rua Muqui, 156, Várzea, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.