Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Universidades adaptam cursos para as novas regras do ensino a distância

Referência em EaD em Teresópolis, Unopar investe para atender às mudanças

Maria Eduarda Maia

O Ministério da Educação (MEC) anunciou este ano algumas mudanças importantes nas regras para cursos superiores a distância. Assim, alguns cursos terão que ter suas normas alteradas para se adequarem ao novo marco regulatório estabelecido. Exemplificando, graduações como Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Psicologia serão realizadas exclusivamente no formato presencial. Entre as instituições que estão trabalhando na transição das modalidades está a Unopar, como explica o diretor da unidade em Teresópolis, Antônio Carlos Bideu, em entrevista ao Diário. “Até o dia 19 de agosto os cursos continuam da forma como estão. Para nós, o único curso que principalmente vai ter alguma transformação é o de enfermagem, que sai do modelo semipresencial depois dessa data e vai somente para o presencial”, esclareceu.

Ainda segundo Antônio, o MEC instituiu essas novas regras para conseguir supervisionar melhor as instituições que ofertam as graduações no modelo de ensino à distância. “Existem várias universidades que instituem uma faculdade com essa modalidade de ensino para cursos da saúde, uma área muito séria, sem o que era necessário, sem laboratório, aulas presenciais e estágios”, declarou o diretor da unidade local, enfatizando que, por exemplo, o curso de enfermagem da Unopar oferece todas essas exigências.

O polo da Unopar em Teresópolis oferece um laboratório multidisciplinar para seus alunos. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Outros cursos com mudanças
Outros dois cursos de graduação da Unopar também passarão por mudanças devido às exigências do MEC: pedagogia e as engenharias, que têm na modalidade online e passam a ser semipresenciais. Além dessas formações, as licenciaturas, como matemática, física e biologia também serão semipresenciais. “Eu acho muito válido porque quem quer ser professor tem que vir na aula e assistir”, disse Antônio Carlos, que enfatizou que os demais cursos permanecem no modelo online e que cursos da área da saúde como biomedicina, fisioterapia, nutrição e farmácia continuam da mesma forma.

Mudanças positivas
Para o diretor da Unopar em Teresópolis, as alterações das regras para a oferta de EaD nos cursos do ensino superior são vistas com bons olhos. “Eu acho que a mudança é muito boa, melhorando mais a qualidade do ensino à distância, dando mais credibilidade ainda para essa modalidade”, pontuou Antônio.

Muitas opções de cursos
A Unopar oferece um portifólio extenso de cursos de graduação, que conta com mais de 100 opções de ensino à distância, tendo também na modalidade semipresencial e presencia, com valores acessíveis. “O que não falta é curso para o aluno fazer e aprender. O mais importante que eu acho são as nossas mensalidades acessíveis, que incentivam os alunos estudarem. Por exemplo, esses cursos de enfermagem até o dia 19 deste mês são R$299 por mês”, destacou Antônio Carlos, frisando que a unidade em Teresópolis já formou mais de 20 mil alunos em mais de 20 anos no município. “Essa é a chance de ouro do aluno estudar”, concluiu.

O prédio da Unopar, que fica na Rua José Correia da Silva Junior, 41, na Várzea, está passando por reformas pensando em uma melhor qualidade de estudo e conforto dos seus alunos, com uma estrutura moderna.

Nova estrutura para os alunos
O prédio da Unopar em Teresópolis está passando por reformas pensando em uma melhor qualidade de estudo e conforto dos seus alunos, como disse o diretor da unidade: “Esse prédio ficará muito bonito e totalmente moderno, sempre pensando no bem-estar do aluno. Espero que esteja pronto daqui uns dois ou três meses”.


Edição 23/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motoqueiro foge da Guarda pela calçada e contramão em Teresópolis

IFPS BRASIL 2025: Teresópolis lidera ranking de qualidade de vida na Região Serrana

Motoristas flagrados realizando retorno em locais proibidos

Homem é preso após invasão e furto em estabelecimento comercial

Veja como MEIs e autônomos podem contribuir e regularizar pendências com o INSS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE