Teresópolis é uma das primeiras cidades do estado do Rio de Janeiro a receber a vacina contra o vírus Sincicial Respiratório, causador da bronquiolite em bebês. O imunizante já está disponível em todas as unidades básicas de saúde para grávidas a partir da 28ª semana de gestação.
Administrada em dose única, a vacina funciona transferindo anticorpos da mãe para o bebê, protegendo contra infecções respiratórias graves que podem acontecer nos primeiros meses de vida.Segundo a Pfizer, empresa fabricante do imunizante, a vacina tem eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves nos primeiros 90 dias de vida e redução de até 68% no risco de hospitalização dos bebês devido ao VSR.
No início de novembro Teresópolis sediou a capacitação para profissionais da saúde da região serrana sobre a introdução da vacina contra o VSR para gestantes, em um evento realizado pelo COSEMS-RJ e o Governo do Estado, em parceria com o laboratório responsável pelo imunizante.
O Secretário Municipal de Saúde, Fábio Gallote, falou sobre a importância da vacina: “Nos antecipamos e sediamos uma capacitação que foi ministrada não apenas para os nossos profissionais, mas para toda a Região Serrana, reafirmando o nosso compromisso com a excelência dos serviços oferecidos pela rede municipal e reforçando os padrões de atendimento que queremos levar à população. Acreditamos que profissionais bem capacitados conseguem proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade.”
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta, das 8h às 17h; nos ESFs Fonte Santa, Meudon e Rosário de segunda a sexta, das 8h às 19h e aos sábados de 9h às 13h; e no Espaço Saúde, localizado no 3º piso do Teresópolis Shopping, aos sábados de 10h às 21h e os domingos e feriados de 13h às 19h.









