Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação: Campanha prorrogada até 31 de outubro em Teresópolis

Município vacinou menos de 50% do público alvo para a imunização contra a poliomielite

Luiz Bandeira

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até o dia 31 de outubro a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A decisão busca aumentar cobertura vacinal e a extensão deste prazo beneficiará crianças de 1 a 4 anos de idade imunizadas contra a Poliomielite e também crianças e adolescentes menores de 15 anos que precisam atualizar a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Na última segunda-feira, 24, a secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Guita, esteve na redação do jornal O Diário e Diário TV e falou sobre sobre o esforço da pasta que comanda para ampliar a imunização do jovem teresopolitano. Ela revelou que a cobertura vacinal contra a Pólio está abaixo de 50% do público alvo. “A procura ainda está baixa, nós pedimos às mães que tem crianças de um a quatro anos e onze meses, que levem as suas crianças aos postos”, apela a secretária de Saúde. Todos os postos ofertam a vacina diariamente das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira. As unidades que possuem o programa “Saúde na Hora”; Rosário, Meudom e Fonte Santa, atendem das 08h às 19h e aos sábados de 08h ao meio-dia.
De acordo com dados mais recentes do Programa Nacional de Imunização (PNI), o município aplicou a vacina em 43,49% do público-alvo sendo: crianças de um ano (50,69%); dois anos (42,09%); três anos (39,06); e quatro anos (42,67%). A secretária lamentou na entrevista ao Diário essa baixa cobertura vacinal “A nossa cobertura ainda está aquém. Nós aplicamos até hoje pouco mais de quatro mil doses e o nosso esperado é de ultrapassar nove mil doses. Crianças de um ano a quatro anos e onze meses devem ser vacinadas”, alerta Dra. Clarissa.
Esta baixa cobertura vacinal vem sendo observada em todo o país e afeta a imunização para variadas enfermidades. Especialistas apontam o problema como resultado das restrições necessárias para evitar o contágio da Covid19 durante a pandemia. A secretária de saúde reforçou a necessidade de aproveitar a campanha para colocar em dia a vacinação em Teresópolis. “Os nossos postos agora ofertam livremente as vacinas contra a meningite, gripe. Antes na fase do Covid-19, a vacinação estava um pouco restrita, mas agora a vacina está com livre demanda em todos os postos da cidade, então mamães, papais, vovós levem as crianças para vacinar”.
A campanha também continua com a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e Adolescente, para menores de 15 anos de idade, pais ou responsáveis devem por tanto, levar seus filhos à unidade de saúde mais próxima com documento original (RG e CPF), além da Caderneta de Vacinação.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE