Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação contra a gripe no Teresópolis Shopping

Praça de eventos receberá equipe da Secretaria de Saúde para a imunização

A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença, que acaba se espalhando com mais facilidade nessa época do ano. Além disso, com a mutação constante dos vírus, é importante seguir à risca o calendário de vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde. Em Teresópolis, além das unidades da prefeitura, uma boa oportunidade para receber o imunizante neste fim de semana é na ação que será realizada pelo Teresópolis Shopping nos dias 26 e 27. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, será montado um estande de vacinação na Praça de Eventos, no primeiro piso. No sábado, o atendimento ocorrerá das 10h às 21h. No domingo, a aplicação da vacina será realizada das 13h às 19h. Caso a pessoa queira aproveitar o dia para colocar o calendário vacinal em dia, basta procurar o “Espaço Saúde”, no terceiro Piso do Teresópolis Shopping.
É preciso levar um documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. A dose é anual, e quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença. Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Ainda de acordo com a pasta, O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia (reação alérgica) grave após doses anteriores.

Doses
Para a vacinação deste ano, a pasta adquiriu um total de 73, 6 milhões de doses. No primeiro semestre, 67,6 milhões de doses devem ser distribuídas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, 5,9 milhões serão enviadas para o Norte.

Vacina é segura
Mas um obstáculo importante que a sociedade brasileira precisa superar para atingir a meta de vacinação são as muitas informações falsas circulando nas redes sociais. A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Monica Levi, alerta que o maior risco são os grupos vulneráveis acreditarem na desinformação e correrem riscos, inclusive de morte, sem a proteção. “Informação falsa, às vezes, é mais letal do que a própria doença. Essa é uma das grandes ameaças à saúde humana”, avisa . “Algumas pessoas podem deixar de se vacinar, acreditando em histórias falsas e consequentemente vão continuar vulneráveis, o que pode até levar ao óbito”, ela complementa.

Edição 03/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha: Expositores suspensos têm nova chance para atualizar dados

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

TERESÓPOLIS 134 ANOS: Confira a lista dos homenageados da Câmara em 2025

15ª Conferência de Assistência Social de Teresópolis discute ações para atender aos mais vulneráveis

Crise do troco desafia pequenos comerciantes em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE