Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vacinação e Prevenção na época mais fria do ano

Dra. Rosanna Mannarino, Pneumologista Pediátrica, dá dicas de como evitar doenças respiratórias que são comuns no outono e inverno.

Com a chegada do inverno, a temperatura cai bastante e as doenças respiratórias podem se agravar. As crianças são as mais atingidas neste período do ano. A Pneumologista Pediátrica Dra. Rosanna Mannarino conversou a com equipe do Diário Mais e alertou para alguns cuidados que devem ser tomados para evitar que doenças como asma, bronquite e bronquiolite se manifestem.

O primeiro ponto que a pneumologista citou foi o cuidado com a vestimenta adequada para o frio. Como o clima varia bastante durante o mesmo dia, é necessário sair preparado com casacos e gorros para garantir que as crianças mantenham a temperatura corporal sempre adequada. Para as crianças que frequentam creches e costumam ficar mais expostas a vírus, deve se adotar o hábito de higienizar as mãos, passar álcool gel e evitar ambientes escolares muito fechados. 
Outro cuidado importante é restringir o número de visitas aos bebês recém nascidos, mesmo que o adulto não apresente sintomas de gripe, podem carregar o vírus e transmitir às crianças que acabam manifestando a doença por terem um sistema imunológico mais frágil. 
A indicação para prevenir o agravamento de doenças do sistema respiratório é a vacinação contra gripe, indicada para grupos de risco e disponibilizada pela rede pública e privada. A única diferença é que na rede privada a vacina é chamada quadrivalente, pois tem o adicional para prevenção de influenza b. 
A Dra. Rosanna lembra que quem se vacinou no ano passado já pode se vacinar na nova campanha não sendo necessário esperar um ano. A cada ano os componentes da vacina sofrem alteração, por isso a importância de vacinar todos os anos já que funcionam como reforço contra novos vírus.
A vacina pelo governo contempla os grupos de risco, gestantes, idosos e lactentes, porém outros grupos podem se beneficiar procurando as redes particulares. Quanto às reações, alguns sintomas leves podem ser notados como espirros, febre baixa, não sendo regra geral. A médica ressalta que a vacina é fabricada com vírus morto, não havendo possibilidade de passar a gripe para o vacinado. Os sintomas da gripe são diferentes de resfriados, ou seja, mesmo que a pessoa tenha um resfriado, não vai apresentar reações mais severas como prostração, febre alta, dores, e em alguns casos até internação, características da gripe.
Para os papais, Dra. Rosanna chama atenção para sintomas que as crianças podem apresentar demonstrando um quadro respiratório mais grave: falta de apetite crítica, não reação após a baixa da febre, e esforço para respirar que pode ser notado pelo movimento das abas da narina e pelo afundamento do diafragma. Em qualquer sinal de alerta, os pais devem procurar para o médico ou a emergência.
A Dra. Rosanna Mannarino atende na clínica Prophylaxis que fica no edifício Cosmopolitan, Prefeito Sebastião Teixeira, número 354 – Sala 115. Telefone:2742-1898.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

IRPF: Teresópolis Shopping recebe a ação “Declare Certo 2024”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE