Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vale da Lua: mais um incêndio coloca residências em risco

Luiz Bandeira

Moradores do bairro Golf, em Teresópolis, viveram momentos de apreensão na manhã e tarde desta segunda-feira (06) devido a um incêndio florestal na região do Vale da Lua, área vizinha ao bairro. As chamas avançaram rapidamente pela mata seca, chegando perigosamente próximas de algumas residências e provocando mobilização imediata das autoridades.
Cerca de 20 homens do 16º Grupamento de Bombeiros Militar atuaram no combate ao fogo, com reforço de agentes da Brigada de Incêndios em Mata do ICMBio, lotados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). A vegetação seca e os ventos fortes dificultaram o controle das chamas.

“Já vi muitos incêndios por aqui, mas sempre mantenho meu terreno limpo pra evitar que o fogo se espalhe. (…) Um dos cachorros até passou mal, vomitou. Foi um susto grande”. Marina Guizoti, moradora do Golf. Foto: Luiz Bandeira / O Diário


João Pedro, morador da região, contou que incêndios nessa época do ano são comuns, mas que a seca extrema tem aumentado os riscos. “Sempre tem alguma coisa nessa época, mas agora a situação é pior. O fogo começou lá mais pra cima, onde é mais seco. Mas preocupa, sim, porque temos estruturas como caixa d’água e as casas próximas da mata”, afirmou.
Foi ele quem acionou o Corpo de Bombeiros ao perceber a fumaça mais intensa. “Liguei e eles disseram que já tinham sido avisados. Agradeci, porque sei que já estavam na área. Agora é contar com o trabalho eficiente que eles fazem”, disse.

“O fogo começou lá mais pra cima, onde é mais seco. Mas preocupa, sim, porque temos estruturas como caixa d’água e as casas próximas da mata”, afirmou João Pedro. Foto: Luiz Bandeira / O Diário


A vizinha de João, Marina Guizoni, uma das moradoras mais antigas do bairro, também relatou o susto. “Já vi muitos incêndios por aqui, mas sempre mantenho meu terreno limpo pra evitar que o fogo se espalhe. Mesmo assim, uma vez precisei ajudar a apagar com uma vassoura, quando o fogo chegou bem perto das caixas d’água do outro vizinho”, relembrou.
Desta vez, ela não estava em casa no momento em que o fogo começou. “Tinha saído pra academia e, quando voltei, meus bichinhos estavam apavorados. Um dos cachorros até passou mal, vomitou. Quando abri a porta do carro, eles queriam entrar logo. Foi um susto grande”, contou emocionada.
Apesar do medo inicial, Marina agora se diz mais tranquila. “Peguei o carro, fui ver de onde vinha o fogo e vi que estava longe. Como os bombeiros já estavam atuando, me acalmei”, disse.

A exuberante mata remanescente na região do Vale da Lua, sofre constantemente com incêndios florestais que na sua maioria são causados pela negligência de alguns frequentadores do local, quando largam lixo, bingas de cigarro ou ainda quando fazem fogueiras. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Pequenos focos
Até o fechamento desta edição, a maior parte do incêndio já havia sido controlada, mas havia pequenos focos e os bombeiros foram acionados novamente. Defesa Civil, que também auxiliou no combate ao incêndio, recomenda que os moradores redobrem os cuidados, evitem qualquer tipo de queimada e comuniquem imediatamente as autoridades em caso de fumaça.

Tags

Compartilhe:

Edição 04/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vale da Lua: mais um incêndio coloca residências em risco

Domingão Tarifa Zero ultrapassa 1 milhão de embarques em Teresópolis

Alunos da rede municipal vivenciam experiências educativas de Ciências

Homem é executado a tiros na porta de casa, em Teresópolis

Ex-governadores Cabral e Pezão são condenados em mais de R$ 4 bilhões

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE