Uma das regiões mais bonitas da Região Serrana do Rio, tanto que frequentemente é procurada por produções de televisão, cinema e comerciais, o Vale dos Frades guarda belezas cênicas e naturais de fazer inveja a qualquer lugar. Porém, nem todos os que têm buscado esse recanto de Teresópolis para contemplar a natureza ou tomar um banho de cachoeira deveriam ser permitidos de fazê-lo. Isso porque, frequentemente, pessoas têm deixado todo tipo de resíduo ao longo das margens do Rio dos Frades ou na estrada que corta todo o vale, até chegar a portaria de uma fazenda. No principal atrativo do lugar, a Cachoeira dos Frades, a situação é sempre mais crítica. Garrafas, latas, sacolas plástica, entre outros detritos que não deveriam estar ali dividem espaço com o cenário digno de cartão postal. No acesso do véu principal foi instalada uma placa pedindo que o visitante leve seu lixo de volta, o que não tem sido suficiente para evitar o desrespeito ao meio ambiente. Tal situação, além de questões ambientais já esperadas, pode prejudicar ainda o turismo ecológico de Teresópolis, visto que o visitante de outros municípios não espera encontrar o que ele já vê frequentemente nas zonas urbanas. Além desses atos de falta de amor ao próximo, importante destacar também a falta de carinho do poder público municipal.
Na entrada da estrada de terra batida, nas proximidades do quilômetro 20 da RJ-130, a Teresópolis-Friburgo, frequentemente há grande volume de resíduos de todo o tipo espalhado – isso porque a coletora instalada para atender a todas as propriedades dos Frades não é suficiente e, além disso, permite que animais rasguem as sacolas em busca de algum tipo de alimento. No último fim de semana, estava vergonhosa a situação no acesso do Vale dos Frades. Nesta terça-feira, cobramos um posicionamento do governo municipal. Através da Assessoria de Comunicação, foi explicado que “A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que a empresa responsável faz a coleta domiciliar três vezes por semana na referida região” e, que, além disso, “A empresa está providenciando a colocação de tambores no local, para que os moradores façam o descarte do lixo nos recipientes”.
Investimento em reciclagem
Na última semana foi anunciada a ampliação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Teresópolis, o “Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize”. Voltado para a proteção do meio ambiente e geração de trabalho e renda para os catadores filiados à Associação dos Catadores de Teresópolis, o programa tem obtido grande adesão dos moradores das áreas abrangidas, o que possibilitou a ampliação da iniciativa. A Prefeitura expandiu o número de bairros atendidos, que passou de 14 para 31, com rotas do caminhão de coleta, o que representa crescimento de 102%. Em 2020, eram 11 locais com ecopontos para descarte do material reciclável e atualmente são 18. No início do programa, eram vendidas, mensalmente, sete toneladas de material reciclável e hoje são 12 toneladas. Além disso, houve aumento do número de catadores incluídos no programa, de seis para 10, com a meta de chegar a 20, e a renda média mensal de cada um deles subiu de R$ 715 para R$ 1.100.
Os novos bairros atendidos são Meudon, Caleme, Araras, N. Srª. de Fátima, Prata dos Aredes, Canoas, Pimenteiras, Quebra Frascos e Taumaturgo. Novos ecopontos foram instalados na área externa da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima; na Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra), São Pedro; Praça de Pimenteiras (próximo ao 16º GBM/Corpo de Bombeiros); Quebra Frascos (Entrada do bairro); e na AMAVALE (Associação dos Moradores e Amigos do Vale dos Agriões de Dentro e de Fora). Em anexo, lista completa dos bairros atendidos.
Aplicativo
Além disso, graças a uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis, foi criado, em novembro de 2020, o aplicativo do programa Recicla Terê. A ferramenta tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município. O app é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis. O usuário contará com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e através do mapa, saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis. O aplicativo está disponível para sistema Android, basta digitar Recicla Terê na Play Store. O app está em processo de atualização para inclusão das novas rotas e dos novos ecopontos.