Luiz Bandeira
Com o objetivo de organizar a cidade e garantir aos cidadãos o direito de livre acesso aos espaços públicos, o prefeito Leonardo Vasconcellos anunciou em seu perfil no Instagram que determinou à Secretaria de Segurança Pública a remoção de veículos estacionados por longos períodos nas ruas do município para o Depósito Municipal. Na publicação, o gestor destacou que muitos desses veículos estão abandonados há tempos, causando transtornos. “Há carros que sabemos estar há mais de um ano atrapalhando as calçadas. Se os proprietários não retirarem esses veículos, eles serão rebocados”, alertou o prefeito.
Sérgio Mauro Louzada, secretário de Segurança Pública, que aparece ao lado do prefeito na publicação, explicou que, após a notificação, os proprietários têm um prazo para retirar os veículos antes de serem removidos para o depósito público em Três Córregos, no Terceiro Distrito. “A equipe da Guarda Municipal já está nas ruas colando adesivos de notificação. Após cinco dias, caso o veículo não seja retirado, será levado para o depósito municipal”, afirmou o secretário.
A iniciativa visa intensificar a fiscalização para manter o ordenamento do trânsito, garantir o direito de ir e vir e assegurar a prestação de serviços essenciais, como coleta de lixo, transporte público e atendimento de emergência. Para reaver um veículo removido, o proprietário deverá quitar a multa, além de arcar com os custos de remoção e as diárias do depósito.
O problema de veículos abandonados tem sido frequente em vários bairros do município. Por isso, a Guarda Civil Municipal intensificou as ações de fiscalização, aplicando adesivos de notificação e removendo veículos abandonados ou “esquecidos” em calçadas e vias públicas. Esses veículos comprometem a passagem de pedestres e o fluxo do transporte coletivo. “Queremos organizar a cidade, melhorar a mobilidade e cuidar das calçadas, para que todos — incluindo pessoas com carrinhos de bebê ou cadeiras de rodas — possam utilizá-las para o propósito correto. Calçada não é estacionamento de carro velho”, enfatizou o prefeito Leonardo Vasconcellos.
Muitos problemas
O abandono de veículos traz consequências graves, além das multas e remoções. Essa prática impacta a segurança pública e o meio ambiente, gerando problemas como esconderijo para objetos ilícitos, emissão de gases tóxicos, acúmulo de água parada e atração de pragas urbanas. Para identificar um veículo abandonado, os cidadãos podem fazer denúncias à prefeitura, que realizará a fiscalização e, se necessário, a remoção do veículo. É importante ressaltar que os proprietários têm um prazo de cinco dias, após a notificação, para encontrar um local adequado para estacionar seus veículos antes que sejam removidos.