Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aumenta a procura por veículos elétricos: Teresópolis já conta com estações de recarga

Em 2023 as vendas no Brasil tiveram um crescimento de 57% comparado com 2022. Conheça detalhes da tecnologia

Isla Gomes

Durante os 11 meses de 2023, as vendas de carros elétricos já alcançaram a grande marca de 13.292 unidades. O crescimento é significativo, de 57%, se comparado com 2022, quando o número de emplacamentos do segmento foi de 8.458 entre janeiro e dezembro. Com 3.197 emplacamentos, novembro registrou um novo recorde de vendas de carros elétricos no Brasil neste ano. O crescimento é de impressionantes 340% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando apenas 727 veículos da categoria foram comercializados. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Portanto, nos últimos anos houve um crescimento exponencial nas vendas, junto a inovações tecnológicas como o aumento na autonomia, a oferta de centenas de modelos em todos os segmentos do mercado, que hoje são veículos em sua maioria com desempenho superior a dos veículos a combustão. Em Teresópolis, os modelos movidos à bateria criam cada vez mais interesse no público e consequentemente surgem diversas dúvidas sobre o assunto.

“Uma das vantagens principais de se ter um carro elétrico é a economia, tanto no IPVA quanto em uma maior autonomia dos veículos”, ressalta Alessandra Marques.

O impacto ambiental dos carros elétricos é significativamente menor do que o dos carros a combustão, pois como vimos, durante a sua operação eles não emitem gases de escape poluentes na atmosfera. Além disso, em longo prazo há um impacto econômico no bolso de quem escolhe essa tecnologia. “Uma das vantagens principais de se ter um carro elétrico é a economia, tanto no IPVA quanto em uma maior autonomia dos veículos. Além disso, é um veículo ecologicamente correto, muito sustentável, com baixa emissão de CO2, a população está buscando cada vez mais ser amiga da natureza e neste âmbito essa tecnologia é perfeita, pois ajuda no bolso e no meio ambiente. Além da CAOA a Renault também já conta com carros elétricos, pois, temos a convicção que esse é o futuro, aliás, já é o presente”, conta a gerente de vendas da Renault, Alessandra Marques.

“Tem aumentado muito a procura pelos carros elétricos e híbridos, em cada 10 clientes que atendo, 10 perguntam e tem curiosidades sobre o assunto”, conta o vendedor.

Carregamento
Uma das maiores questões que surge para quem está pensando em adquirir um modelo elétrico é em relação ao carregamento. Dúvidas de como é feito, onde pode ser carregado, quanto pesa no bolso e tantas outras questões relacionadas à carga. “Realmente tem aumentado muito a procura e a busca pelos carros elétricos e híbridos, então em cada 10 clientes que atendo, 10 perguntam e tem curiosidades sobre o assunto. Temos os modelos do Tiggo 5 híbrido, Tiggo 7 híbrido, Tiggo 8 híbrido e temos o iCar, que é 100% elétrico. É possível carregar esses modelos em casa, a maioria dos carros vem com um dispositivo adaptado para tomada 220v e a pessoa também pode estar instalando em sua casa um Wallbox, e o melhor, em questão de conta de luz, fica a um custo mais barato do que abastecer com a gasolina. Vale ressaltar que temos dois pontos de carga gratuitos aqui na loja da Caoa Chery (Avenida Delfim Moreira, 1302, loja 1314, Várzea)”, explica Gabriel Rodrigues, vendedor da Caoa Chery.

Durante os 11 meses de 2023, as vendas de carros elétricos já alcançaram a grande marca de 13.292 unidades. Foto: Isla Gomes/O Diário

Desconto no IPVA
A virada de um no ano para o outro também representa a chegada do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para os donos de veículos, mas para os condutores que optaram por um carro elétrico ou híbrido há uma vantagem considerável de valores. “Todos os carros elétricos e híbridos no estado do Rio de Janeiro possuem desconto no IPVA, o desconto é a partir de 0,5% no carro 100% elétrico e 1,5% para híbridos, lembrando que a porcentagem normal de um IPVA é 4%, ou seja, é realmente um desconto expressivo”, pontua Gabriel.

“Vale ressaltar que temos dois pontos de carga gratuitos aqui na loja da Caoa Chery na Avenida Delfim Moreira, 1302”, pontua Gabriel Rodrigues

Categorias
Há algumas categorias dentro dos modelos elétricos, possibilitando que o indivíduo interessado escolha o que mais se enquadra com seu desejo e situação. “Muita gente pensa que só existem os 100% elétricos e os híbridos, mas existem outras categorias dentro do híbrido, que são: o híbrido leve trabalha integrado com o motor à combustão, com isso a pessoa tem uma pequena autonomia andando no elétrico e tem uma economia, pois, ele regenera carga direto da frenagem do motor. No caso do híbrido plug-in a pessoa consegue carregar na tomada, então além de ser hibrido ele vai ter uma autonomia no motor elétrico,  podendo ser conectado na tomada para que a bateria do motor elétrico possa ser recarregada. O 100% elétrico é um veículo elétrico puro com motor a combustão, cuja única função é gerar eletricidade, o que garante maior autonomia, mas vai de cada veículo. O iCar conta com cerca de 282km de autonomia 100% carregado”, esclarece o vendedor.

“Como o Granja Comary Loft saiu na frente em aderir a essa tecnologia, colocamos um ponto de carregamento no estante”, frisa Julio Lameirão

Empreendimentos e condomínios
Segundo a ABVE, o Brasil conta com mais de 1.250 pontos de recarga de carros elétricos, ou eletropostos como também são conhecidos, sendo que 47% deles estão em São Paulo. Comumente, os carregadores são instalados em locais públicos, como shopping e supermercados. Com foco na evolução tecnológica, diversos condomínios já visam oferecer serviços de carregamento para os moradores. “O Granja Comary Loft foi o primeiro condomínio de Teresópolis que pensou na evolução da tecnologia. Pelo cenário atual, os condomínios terão que se adaptar a isso. Como o Granja Comary Loft saiu na frente, colocamos um ponto de carregamento no estante, para oferecer o serviço para o público e demonstrar o impacto dessa função que teremos disponível em nossos condomínios, o ponto de carregamento conta com um QR Code e o recarregamento demora em torno de duas horinhas, o tempo de um passeio na FeirArte. O nosso estande fica na Avenida Oliveira Botelho, 770 – Alto”, explica Julio Tameirão, responsável pelo Granja Comary Loft.


Edição 20/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

População transforma terreno vizinho da UPA em lixão clandestino

Cães farejadores ajudam polícia a encontrar grande carga de drogas

Jovem encontrado morto na BR-116 tem passagem por tráfico, diz PCERJ

Prefeito diz que não vai pagar o aumento de ninguém

Teresópolis: matagal toma conta de rua no Golfe

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE