Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Veja opções do que fazer com a criançada em Teresópolis no período de descanso escolar

Férias na Serra com crianças é diversão garantida


@ninabenedito

Teresópolis é uma cidade generosa para quem tem criança, com muitas opções de divertimento para os pequenos. Não precisa ter muito dinheiro no bolso, basta ter criatividade e muita disposição para aproveitar cada momento. A cidade oferece praças, parques, trilhas, campos e muitas outras áreas de lazer, que além de proporcionar a criança o contato com a natureza, ainda rende muita diversão e fotos incríveis para guardar de lembrança da infância na Serra. Com criança, tudo é muito interessante e um bom programa com elas já cria uma expectativa enorme já na véspera, nos preparativos para o passeio que pode incluir desde um delicioso piquenique, a uma divertida cavalgada. A seguir, veja algumas dicas para aproveitar os dias de descanso com os pequenos.

Área de piquenique do Parque Montanhas de Teresópolis na sede Santa Rita – Juliana Rocha

Nossos parques
A natureza é uma das maiores riquezas da cidade, não é preciso andar muito para respirar ar puro, ouvir o canto dos pássaros, admirar o verde da mata e os animais silvestres. Para qualquer lado que se olhe, há sempre uma bela vista a ser admirada. Teresópolis é uma cidade conhecida por suas belezas naturais, por isso, não deixe de conhecer seus pontos turísticos mais importantes, como as três unidades de conservação ambiental: Parque Nacional Serra dos Órgãos, onde a criançada pode curtir as trilhas leves, como a suspensa, e até fazer um piquenique com os amiguinhos. Vale a pena o passeio! Só não esqueça de incluir na mochila água, frutas e saco plástico para jogar o lixo fora. O Parnaso está localizado na Avenida Rotariana, no Soberbo, bem na entrada da cidade, e funciona todos os dias das 07h às 16h, com entrada gratuita. Outra opção é o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na sede de Santa Rita, que também proporciona momentos incríveis nas trilhas leves, parquinho, o famoso labirinto e área para piquenique com mesas grandes para a família toda. A sede Santa Rita está localizada na Rodovia BR-116 Km 74 s/n – Santa Rita e funciona quase todos os dias, ficando de fora as segundas-feiras, das 08h às 17h. Ainda temos o Parque Estadual dos Três Picos, ideal para atividades ao ar livre com a garotada, que também só fecha nas segundas. Nos outros dias, pode ser visitado das 9h às 16h30. Está localizado na Estrada Rio-Bahia, km 83, Vale da Revolta.

Passeio ao Horto Municipal com horta sensorial – Juliana Rocha

Horto Municipal
É uma boa outra opção bem bacana para a visita com crianças, com parquinho, horta sensorial e área para piquenique, parque para cães, jardins, área de compostagem e estufa para o cultivo de espécies nativas. Programa ideal para curtir com a família. O Horto Municipal Carlos Guinle está localizado na Av. Tobias Barreto, 21, no bairro Carlos Guinle. Funciona das 8h às 16h, com entrada gratuita. Na segunda-feira não há atendimento.

Os passeios rurais proporcionam o contato com os animais da região – Ecoplay Tour

Passeios rurais
São várias opções para quem quer fazer o turismo de experiência, com passeios pelas propriedades rurais voltadas para a agricultura familiar, cavalgadas, passeio rural com colha e pague de morangos, café da manhã ou almoço na roça com comida de fogão a lenha, visita para conhecer os bichinhos de fazenda e muito mais. Os passeios são realizados com agendamento através da Ecoplay Tour (21) 97172-7057 ou pelo Instagram @ecoplay_tour

Praça Nilo Peçanha também conhecida como Pracinha do Ginda Bloch – Bruno Nepomuceno

As praças
Teresópolis tem belas áreas arborizadas onde as crianças podem correr ao sol, divertir-se com brinquedos dos playgrounds, andar de bicicleta ou skate, ou mesmo praticar alguns jogos. Destaque para a Praça Nilo Peçanha, mais conhecida por “pracinha do Ginda Bloch” pela sua proximidade com a Escola Ginda Bloch, no bairro do Alto. Outro destaque é a Praça Olímpica, na Várzea, que além dos brinquedos, ainda dispõe de uma quadra de esportes cercada e outra aberta onde a garotada pode pedalar, andar de patins, skate, pular corda ou qualquer outra atividade ao ar livre bem no centro da cidade, na Várzea.

Outras áreas de lazer
Famílias em busca de diversão e tranquilidade podem diversificar o programa do fim de semana na Feirinha do Alto, onde está localizado o ponto do divertido Teretrem da Alegria, que oferece um passeio de trenzinho pelos principais pontos da cidade e a bordo personagens que mandam muito bem nas coreografias do momento. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Outra opção bem legal é o Teresópolis Shopping, que promove nesse mês de férias várias atividades e oficinas para os pequenos na Praça de Eventos, no primeiro piso, além do cinema com os últimos lançamentos em cartaz, lanchonetes e brinquedos, dá para passar o dia todo por lá. O Teresópolis Shopping está localizado na Rua Edmundo Bittencourt, no Centro, a partir das 10h. Domingos e feriados a partir das 13h, até às 19h.

O exuberante Lago Comary onde os patinhos circulam livremente pelo gramado – Juliana Rocha

Lago Comary e a CBF
O Lago Comary está localizado no Condomínio da Granja Comary e possui uma bela vista para a CBF a Sede de Treinamento e Concentração da Seleção Brasileira, que para a garotada que gosta de futebol, uma foto com a CBF ao fundo é imperdível. O lago é artificial, mas lindíssimo e no gramado é possível contemplar a vista exuberante da Serra dos Órgãos e com sorte apreciar os patinhos que por lá passeiam livremente. Vale a pena a visita e a entrada é gratuita, porém, somente a pé. Av. Hercílio Ferreira dos Santos, na Granja Comary.

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE