Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ventania causa prejuízos nas estradas da região

Rodovias que dão acesso a Teresópolis e Petrópolis precisaram ser interditadas

A passagem de um ciclone extratropical pela região Sul do país também gerou reflexos no Sudeste, inclusive em Teresópolis e Petrópolis. Na madrugada e manhã desta quinta-feira, 13, fortes ventos causaram prejuízos nos dois municípios, especialmente em rodovias de grande circulação que dão acesso aos dois municípios. Nas primeiras horas do dia, a BR-040, que liga Petrópolis ao Rio de Janeiro, foi totalmente interditada por conta de um deslizamento de árvore e terra nas proximidades do km 101. Também houve registro de queda de árvores nas proximidades do KM 87 e o trânsito chegou a ser fechado totalmente. Na BR-116, trecho que liga Teresópolis ao Rio de Janeiro, também houve registros de pequenas árvores e galhos derrubados em consequência da ventania.
No primeiro momento, não foi necessário fechar a estrada. Porém, com a insistência da ventania e possíveis complicações, por volta das 10h a EcoRioMinas optou em fechar o trânsito no trecho de Serra da Rio-Teresópolis. Uma hora depois, foi iniciado procedimento de comboio com apoio da Polícia Rodoviária Federal, nos dois sentidos da estrada. “Essa medida visa garantir o tráfego em segurança dos usuários no trecho. Em uma operação comboio são formados grupos de veículos guiados por viaturas da concessionária de forma a oferecer segurança durante o trajeto até chegar a um local seguro, em velocidade reduzida”, informou, naquele momento a concessionária que administra a BR-116. Na área urbana de Teresópolis, a Defesa Civil registrou somente uma solicitação de árvore com risco de queda, na Rua José Elias Zaquem, em Agriões, sendo realizada vistoria no local. No bairro de São Pedro, o alambrado do campo da “Vila Olímpica”, que funciona junto ao TG-01011, foi derrubado pelo vento.

RS permanece em alerta
O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, informou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta, que o estado continua em alerta por causa das fortes chuvas, vendavais e queda de granizo causados pela passagem de um ciclone extratropical no Sul do país. Segundo ele, também são esperadas enchentes na região. Em todo o estado, 49 municípios foram atingidos, e 23 pessoas ficaram feridas, todas fora de perigo. Dessas, 15 estão na cidade de Sede Nova, onde uma vítima foi hospitalizada por causa de uma fratura, e oito estão em Tapejara. Foi registrada uma morte, na cidade de Rio Grande, após a queda de uma árvore sobre uma residência. Na capital Porto Alegre, a falta de luz e os alagamentos de ruas e avenidas também causaram transtornos no trânsito, mesmo depois da interrupção das aulas na rede pública de todo o estado, decretado ainda na tarde de quarta-feira, 12.
De acordo com Souza, o município de Sede Nova foi o mais afetado pelos efeitos do ciclone extratropical e, por isso, o governo do estado enviou um caminhão com 100 kits de higiene e 100 cestas de alimentos para auxiliar nas ações de ajuda humanitária. “Temos a intenção, assim que for possível, nos deslocar de Porto Alegre e de visitar o município de Sede Nova que foi o mais atingido”, disse ele. As avarias em outros prédios públicos ainda estão sendo contabilizadas pelo estado, mas o governador reforçou o pedido à população para que se mantenha abrigada e acompanhe os alertas da Defesa Civil.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE