Isla Gomes
O Verão no Hemisfério Sul teve início neste dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27 (horário de Brasília), e terminará no dia 20 de março de 2024, à 0h06 (horário de Brasília), mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas elevadas devem seguir até abril do próximo ano, quando o fenômeno climático El Niño deve deixar de influenciar o clima. Essa fase é marcada pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Antes mesmo do início da temporada o país já passava por uma forte onda calor, as altas temperaturas dividem as opiniões da população teresopolitana.
Muitos dizem que o frio faz as pessoas se vestirem melhor, mas, para Rosa Bastos, a vantagem do calor é não precisar de tanto agasalho. “Realmente, o frio é a estação da elegância, mas nada supera poder ficar a vontade nesse calorão. Apesar de gostar do frio, eu ainda prefiro o calor”, conta a cabelereira. Dona Carmoniza dos Santos compactua do mesmo pensamento, mas destaca um detalhe. “Eu até gosto e prefiro o calor, mas, de uns tempos para cá o calor está demais, está ficando excessivo, por isso ando sempre com uma garrafa de água para me hidratar”, ressalta a aposentada.
Amantes do frio
Há quem prefira um tempinho frio, um chocolate quente e um casaquinho. O frio costuma trazer consigo uma sensação de aconchego e calmaria. Para os brasileiros, essa sensação vai demorar a ser experimentada novamente, por conta desse verão intenso e estendido que se aproxima. “Eu acho o frio muito elegante, muito gostoso, é melhor para dormir, para caminhar, tudo fica uma delícia com o friozinho. No calor tudo fica mais difícil, a gente fica desanimado, as roupas incomodam, inclusive, eu fiz questão de vir morar em Teresópolis justamente por conta da temperatura mais amena que temos na região”, destaca a aposentada Ana Maria.
Comércio x Verão
Para o comércio de Teresópolis é a chance dos pequenos empreendedores se destacarem e alavancarem as vendas com produtos que refresquem a população, como é o caso do Oliveira Lourenço dos Santos, popularmente conhecido como “Seu Merico”, que há anos segue firme e forte vendendo seus picolés na Praça da Matriz de Santa Teresa e em suas redondezas. “As vendas estão maravilhosas, graças a Deus, antes desse calor as vendas estavam fracas, mas agora deu uma boa movimentada, fico muito feliz com isso”, relata o simpático vendedor.
Outra fonte de refresco e hidratação é a água de coco, que é muito indicada nas altas temperaturas, pois, auxilia na reposição de sais minerais que o corpo elimina com o suor durante a transpiração. Mais uma microempreendedora que está trabalhando a todo vapor nos conta que essa onda de calor é como um verão antecipado para as vendas. “Nós estávamos mesmo esperando o verão chegar para aproveitar para alavancar as vendas, mas a onda de calor já antecipou o movimento e atraiu muitos clientes, está todo mundo nos procurando para se hidratar, pois, melhor do que uma água de coco nesse calorão”, declara a vendedora Leidiane da Silva.
Dicas de proteção
- Aumentar o consumo de água
- Usar protetor solar
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas
- Usar chapéus e óculos escuros
- Proteger as crianças com chapéu de abas
- Usar roupas leves e que não retêm calor
- Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados
- Consumir alimentos leves, como frutas e verduras
- Proteger os animais de estimação da exposição e aumentar a hidratação