Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores aprovam pedido de informações sobre a situação da Tereprev

“Para que se possa discutir a aposentadoria dos servidores com credibilidade, precisamos desses dados”, pontuou Rangel

Na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (20), a Câmara Municipal aprovou um requerimento de informações, com anexação de documentos, à Tereprev – o instituto que cuida da aposentadoria dos servidores públicos municipais. Entre as cobranças que fazem parte do documento que será encaminhado à direção da entidade, estão pedidos sobre o equilíbrio financeiro atual; um balanço dos últimos quatro anos informando se houve superávit ou déficit; o demonstrativo de reservas técnicas detalhando mês a mês, nos últimos 24 meses; se há estudo do plano de revisão dos últimos 48 medes; os últimos quatro cálculos atuais que compõem a alíquota de contribuição; se o município cumpriu os repasses previstos nos últimos quatro anos e se há um estudo sobre a previsão de aposentadoria dos servidores nos próximos 36 meses. O requerimento foi aprovado por unanimidade e os dados deverão ser encaminhados também ao governo municipal.

Um dos vereadores que assinou o pedido, Marcos Rangel (PP) questionou a relação do instituto de previdência com a gestão Vinicius Claussen, alegando também que o governo do empresário dificultava os pedidos de informação sobre a situação real da Tereprev. “Na realidade, a gente sabe que havia uma relação escusa do governo passada com a Tereprev. Ouvimos gravações, matérias que repercutiram até no estado sobre mensagens falando sobre possíveis maquiagens em relatórios, várias irregularidades…. Mas temos que discutir a previdência, como ocorre no Brasil, no estado, e deve se discutir no município. Se não organizar, essa conta não fecha e daqui a pouco chega aqui. Então tem essa preocupação do vereador Paulinho, da vereadora Amanda, que são servidores, como eu sou do estado, e passamos por uma reforma que não foi discutida. É preciso levar seguridade, justiça, tranquilidade para os que realizaram contribuições a vida inteira e podem chegar no final sem saber. Precisamos saber o que está sendo feito com a Tereprev…. Quando se perguntava sobre no governo passado, o que mias tinha era enrolação, agora que sabemos que o governo tem que mexer com seriedade, queremos a informação correta para que se possa discutir com credibilidade e justiça social, o que é obrigação nossa”, pontuou. Também assinaram o requerimento os vereadores Paulinho Nogueira (PL) e Professora Amanda (Republicanos).

Em dezembro de 2022, o então governo Vinicius Claussen divulgou nota informando que denúncias apresentadas por uma servidora aposentada sobre supostas irregularidades nas contas ‘não procediam’. Foto: Reprodução

“Denúncias não procedem”, informou PMT em 2022
Em dezembro de 2022, o então governo Vinicius Claussen divulgou nota informando que denúncias apresentadas por uma servidora aposentada sobre supostas irregularidades nas contas ‘não procediam’. Segundo o documento distribuído à imprensa, “o município trata o Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis) com o devido respeito, honrando todos os repasses em dia e apoiando o Instituto de Previdência nas medidas necessárias para a regularização dos problemas gerados desde sua criação, em 2001” e que “De acordo com os relatórios oficiais de controle e avaliação, as despesas do Instituto de Previdência com o pagamento dos aposentados e dos pensionistas totalizaram, em 2021, o montante de R$ 119.191.958,06. Para cobrir essas despesas, o Instituto contou com recursos provenientes das contribuições dos servidores e da obrigação patronal. Tais recursos, tratados como recursos próprios do Instituto de Previdência, totalizaram o montante de R$ 33.323.311,37, em 2021”.

Também foi destacado que “entre as medidas para equacionar o déficit previdenciário está a contratação de empresa, pelo Tereprev, para realização do recenseamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas, e que está em fase de conclusão. Após, baseado nas informações colhidas, a empresa fará um estudo com seis opções para realização do procedimento de segregação de massa, que será submetido ao Executivo Municipal e devidamente analisado pelas autoridades competentes, instituindo assim, um novo regime previdenciário”.


Teresópolis 29/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mercado imobiliário de Teresópolis também vira alvo de golpistas no ‘marketplace’

Economia: Teresópolis é o quarto município mais influente do estado

Famílias se juntam à multidão para festejar título do Flamengo

Abertura do Natal Iluminado marca início das celebrações em Teresópolis

Alterações do trânsito de Teresópolis para corridas neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE