Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vereadores de Teresópolis criticam cancelamento do Desfile de 7 de Setembro

Na noite desta terça-feira, 12, a sessão ordinária da Câmara de Teresópolis tratou de alguns dos temas de maior repercussão na sociedade teresopolitana nos últimos dias: cancelamento do tradicional Desfile de 07 de Setembro, manifestação dos feirantes da Feirinha de Teresópolis, processo de concessão da água e regulamentação de jazigos nos cemitérios municipais.

O debate sobre o cancelamento do Desfile de 07 de Setembro foi iniciado pelo decano do parlamento teresopolitano, Dr. Amorim: “Gostaria de lamentar pelo dia 07 de setembro. Sempre tivemos, tradicionalmente, desfiles em 06 de julho, aniversário da cidade, e em 07 de setembro. Este ano não tivemos nenhum dos dois. Isso é muito ruim, especialmente para nossas crianças que têm orgulho de desfilar pela escola em que estudam. Isso está sendo tirado das crianças sem a menor justificativa. Mas sabemos muito bem porque não houve desfile”.

“O prefeito enganou os pais, professores e, especialmente, as crianças que estavam contando com esse evento. O que foi feito com as crianças foi uma covardia”, acrescentou o vereador André do Gás.

Erika Marra também participou do debate: “Após toda essa questão da ‘venda’ da água, sabemos que o executivo não estava na rua por conta do medo da insatisfação da população pela forma como tudo vem sendo conduzido na cidade. Nós também já expressamos a nossa aqui nesta Casa, inclusive através de Voto de Repúdio às ações do prefeito neste caso [concessão do serviço de água e esgoto]. Se houvesse algum protesto da população, seria legítimo, pois nós, enquanto políticos, estamos aqui para isso mesmo. Foi surreal o que aconteceu: céu azul, as cidades vizinhas esbanjando cidadania e em Teresópolis, nada. Isso tudo é uma vergonha!”.

Aproveitando o gancho da questão da água, o presidente da Casa Legislativa, Leonardo Vasconcellos, atualizou sobre a ação que a Câmara moveu na tentativa de reverter a situação a favor da população de Teresópolis. “O Tribunal de Contas perdeu o processo que tinha correndo sobre a questão. Acho que o único que vigora ainda é o da Câmara, que tenho certeza que, juntamente com o povo, vai suspender essa liminar”, explicou.

Prefeitura promete entregar 20% de obra da Feirinha

O Vereador Marcos Rangel protocolou Requerimento de Informações sobre a reunião realizada entre representantes da Feirinha de Teresópolis e a Secretaria de Turismo no dia 11 de setembro, quando teria sido anunciada a entrega de 20% da obra e realocação de expositores, o que gerou manifestação neste final de semana.

“A manifestação dos expositores lá na Feirarte foi motivada pela infindável obra de reforma da Feirinha. Uma obra que já deveria estar pronta há mais de um ano, vai ter somente 20% entregue, o espaço em que fica localizado o Setor 3 ou Setor Vermelho. Esses expositores foram surpreendidos com a informação de que haveria um sorteio para realocação deles no restante da feira. Na última reunião sobre o assunto com o executivo, foi combinado que as pessoas não sairiam dos setores de origem, o que gerou a manifestação”, explicou.

Recadastramento de túmulos e jazigos em cemitérios municipais

Requerimento apresentado pela vereadora Erika Marra pede o recadastramento de túmulos, sepulturas e jazigos dos cemitérios públicos de Teresópolis considerando o estado de conservação dos espaços. O requerimento sugere também a notificação dos responsáveis que devem fazer a manutenção para garantir a saúde pública de todos os que transitam nos locais.

Dr Amorim iniciou o debate sobre o tema: “Esse pedido é justo e, há cerca de dois anos, minha família mesmo foi notificada para que fosse feito o recadastramento. É importante mesmo fazer esse processo periodicamente para garantir o bem estar de todos”.

A autora do requerimento informou que novas reclamações baseiam o requerimento: “Apesar de o último ter sido feito em relativo pouco tempo, estamos recebendo muitas reclamações sobre o estado de conservação das sepulturas, o que reflete diretamente na saúde dos nossos munícipes e das pessoas que trabalham nos cemitérios. Dessa forma, cabe a nós, vereadores, fiscalizarmos e cobrarmos que as ações necessárias sejam adotadas. Quem estiver em dia, tudo bem, e quem não estiver, vai precisar regularizar”, justificou Erika.

Voto de Felicitações

Por proposição do presidente da Casa, Leonardo Vasconcellos, foram conferidos Votos de Felicitações a Edmar Ramos da Silva, diretor da Câmara de Teresópolis, pela passagem de seu aniversário em 10 de setembro de 2023; e ao vereador João Miguel, pelo aniversário celebrado em 09 de setembro de 2023.

Sessões plenárias

As sessões plenárias acontecem sempre às terças e quintas-feiras, às 19h e você pode assistir pelo canal da Câmara no Youtube e na Diário TV Canal 4.1.

Edição 17/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE