Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Via Sacra celebra a Páscoa com espetáculo a céu aberto

Encenação está sendo realizada na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea

Nina Benedito

A Via Sacra, ou Via Crúcis, é o trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a Cruz, desde o Pretório até o Calvário, onde foi crucificado. A expressão vem do Latim que significa “Caminho Sagrado”. Para relembrar e reforçar a importância desse momento histórico, anualmente diversos espetáculos são realizados em várias cidades do país durante a Semana Santa, para a celebração da Páscoa. A dramatização da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo atraem grande público aos municípios onde são encenados. Em Teresópolis, a Via Sacra é encenada há nove anos e já é considerada uma das mais famosas apresentações da Região Serrana. O projeto foi criado por uma tradicional família teresopolitana cristã para incentivar a cultura e evangelizar através da história da Paixão de Cristo. A produção é grandiosa e integra a classe artística e religiosa de Teresópolis em um cenário vivo com sete palcos, mais de 70 atores e figurantes com indumentárias de época, cavalos de verdade, charretes e objetos cenográficos de impressionar os espectadores.
A preparação do elenco e os ensaios começam meses antes do espetáculo, a equipe se reúne no CEAC em espaço cedido pela Paróquia de Santa Teresa para estudar textos e as marcações de cada personagem. Todos os atores e figurantes são de Teresópolis, o elenco de apoio é composto por alunos do Instituto Saber, que inclusive oferece aulas de teatro de forma gratuita para a comunidade, e membros da Paróquia de Santa Teresa.

Solidariedade
Para este ano foram programadas três apresentações, sendo montada arquibancada para um público de mil pessoas por apresentação. Por ser realizada em espaço público, não é necessário pagar ingresso. Contudo, a produção sugere um ingresso solidário, não obrigatório, de 1 kg de alimento não perecível para doação a instituições de caridade do município. A cena da crucificação é um dos pontos altos do espetáculo, momento de muita emoção principalmente entre os fiéis católicos, seguido pela cena da Ressureição com o uso de efeitos especiais. Vale a pena assistir!

Datas e horários das apresentações
O espetáculo da Via Sacra é patrocinado e realizado pelo Instituto Saber, com apoio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Teresópolis e Paróquia de Santa Tereza. As apresentações foram programadas par quinta e sexta-feira às 18h30 e, no sábado de Aleluia, às 18h, na Praça Baltazar da Silveira, a Praça de Santa Tereza, na Várzea. Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!

Tags

Compartilhe:

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE