Marcello Medeiros
Com o avanço da tecnologia, centenas de tipos de negócios tiveram que se adaptar para continuar existindo. Um dos serviços que mudou drasticamente nos últimos anos foi o de transporte de passageiros. Com o cada vez maior número de motoristas e sistemas de aplicativo oferecendo corridas em veículos particulares, além de inúmeros clandestinos que aproveitaram a onda e a pouca fiscalização para permear o mercado, as empresas de ônibus têm buscado caminhos para continuar em operação – lembrando que além da grande e nem sempre justa concorrência, essas prestadoras de serviço continuam com alta carga de impostos e bom número de funcionários, que acabam sendo impedimentos para concorrer com os preços aplicados por quem não tem essas contribuições no final do mês. Um desses casos, que ocorre em todo o país, é o da Viação Dedo de Deus/1º de Março, em Teresópolis, que tem investido em estudos para poder oferecer serviços diferentes e driblar tantas adversidades do setor.
“A inovação e adaptação é necessária nesse cenário, um exemplo disso é que acabamos de lançar o MobiTerê, que é o aplicativo da Viação Dedo de Deus e 1° de Março. Nele estão contidas todas as linhas e horários dos ônibus, toda a nossa frota tem GPS instalado, isso tudo possibilita que nossos clientes possam consultar os horários em tempo real. É nosso compromisso expandir os projetos, com novos ônibus e novos horários, a gente compreende que diversos bairros necessitavam desse aumento de oferta, por isso nós já ampliamos em 22% a oferta de horários nos principais bairros e nós prosseguimos realizando estudos para fazer melhorias, acredito que o aplicativo MobiTerê vai nos ajudar com informações de pesquisas onde poderemos aplicar ajustes de forma pontual nos bairros necessários”, explica Marcelo Guzzo, Gerente Administrativo da Viação Dedo de Deus.
Além da modernização, a empresa informa que tem buscado ampliar horários e linhas, além de tentar mudanças no trânsito que poderiam garantir um serviço mais rápido. Um deles, a criação de uma faixa de exclusiva para ônibus nas avenidas principais do município, um tronco para se chegar a diversos bairros. “A faixa exclusiva para ônibus é um sonho para qualquer empresa de transporte público e mobilidade urbana, contudo, esse projeto não depende de nós, estamos cientes que existe um estudo de plano de mobilidade sendo analisado pela secretaria de Mobilidade Urbana de Teresópolis, seria ótimo se saísse do papel e nós temos o total interesse que isso ocorra, mas infelizmente não faz parte do nosso escopo nesse momento”, afirma Guzzo.
Novos veículos
Recentemente, os cinco veículos adquiridos pela Viação Dedo de Deus e apresentados no aniversário de Teresópolis foram incorporados à frota e colocados em circulação atendendo as linhas Alto x Jardim Pimenteiras, Granja Guarani x Tijuca e Vargem Grande x Rodoviária, rotas que percorrem em seus itinerários boa parte dos bairros do município. Além desses ônibus, outros cinco micro-ônibus que estavam previstos para setembro já chegaram à garagem da empresa e entraram em circulação no mês de agosto atendendo outras cinco linhas da cidade. Ao todo, a viação adquiriu dez veículos seminovos que vão substituir os ônibus mais antigos com o objetivo de reduzir gradativamente a idade média da frota do município e ampliar o atendimento aos bairros, trazendo melhorias para a população. O investimento é o mais importante no transporte público de Teresópolis desde o início da crise que marcou o sistema, agravada pela queda de passageiros devido à pandemia.
Itinerários quase exclusivos
Quando se fala do transporte de passageiros, importante frisar que a grande maioria dos aplicativos, incluindo as motocicletas, não contempla localidades mais distantes ou com estradas em condições ruins e às vezes quase intransitáveis. Assim, as linhas de ônibus como a que atende a Vale Alpino, por exemplo, são essenciais para quem não possui seu próprio veículo. Também em entrevista concedida à Diário TV, na última terça-feira, Marcelo Guzzo falou sobre o excesso de cortesias, uma pesquisa feita com usuários do serviço e um prêmio que a VDDL acabou de receber – a certificação “Great Place to Work”, selo da consultoria global GPTW que destaca as melhores empresas para se trabalhar em 109 países ao redor do mundo.
Cortesias do transporte público
“A cortesia é uma função social de qualquer sistema de transporte urbano, mas nós precisamos de um equilíbrio, e neste momento o sistema de Teresópolis está desequilibrado, ou seja, o número de gratuidade hoje chega a 40% no nosso município enquanto o número de passageiros pagantes está diminuindo, então é fundamental pensar sobre esse equilíbrio”, atentou o Gerente Administrativo da Viação Dedo de Deus.
Pesquisa externa
“No mês de agosto nós contamos com a parceria da WRI Brasil, uma organização especialista em qualidade e mobilidade urbana, nós rodamos uma pesquisa e entrevistamos 450 pessoas que utilizam o transporte público em Teresópolis. É uma pesquisa com uma metodologia internacional que vai nos trazer o real cenário do transporte urbano de Teresópolis e isso vai nos auxiliar nas futuras ações, já começando agora para o final do ano e posteriormente para 2024”, ressaltou Guzzo.
Great Place To Work
“Nossa empresa faz um trabalho não só externo, mas também interno, nós acreditamos que com nossos funcionários sendo engajados, motivados e bem tratados aqui, irão vão repassar isso para todos os clientes nas ruas. Nós fomos certificados, é uma certificação internacional e uma metodologia aplicada em 109 países, então nós ficamos extremamente felizes, é um momento de exaltação de um resultado fantástico e isso demonstra o nosso dever de cuidar bem das pessoas e a gente acredita que isso vá fazer com que isso se reflita nas ruas de Teresópolis, no atendimento de todos os nossos clientes”, conclui Marcelo.