Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Vigilantes retornam ao trabalho, mas continuam cobrando melhorias

Categoria quer reposição salarial, reajuste no vale alimentação e manutenção de cláusulas sociais

Nesta segunda-feira, dia 20, muitas pessoas foram surpreendidas ao se depararem com as agências bancárias fechadas por conta da greve dos vigilantes. Em meio às dificuldades com a pandemia, quem procurou a agência da Caixa, por exemplo, para tentar ter acesso ao auxílio emergencial ou outros benefícios acabou ficando sem solução. Nesta terça, a situação volta ao normal por conta de uma de decisão judicial que determinou que pelo menos 70% dos vigilantes deveria continuar trabalhando. Em áudio encaminhado para a redação do jornal O Diário no início da noite, representante da categoria no município informou a impossibilidade de manter a porcentagem prevista devido ao número de vigilantes na grande maioria das agências e, por conta disso, todos voltariam aos postos. Porém, a categoria vai continuar cobrando melhorias. O movimento sindical dos vigilantes está insatisfeito com a falta de negociação sobre as reivindicações trabalhistas, o que acabou gerando a interrupção temporária dos serviços. Eles cobram reposição salarial, reajuste no vale alimentação e manutenção de cláusulas sociais da convenção coletiva.
Em decisão proferida no dia 17 de julho, o desembargador do Trabalho Enoque Ribeiro Dos Santos determinou que os vigilantes deveriam manter 70% do seu quadro trabalhando devido ao caráter essencial do funcionamento do serviço bancário especialmente no período de pandemia. No texto, o magistrado afirma que no momento atual, exige-se a compreensão de que é necessária a solidariedade com toda a população em seus direitos básicos. “Tratando-se de serviço de suporte à absoluta maioria dos serviços necessários à manutenção da economia brasileira, em momento em que debelamos contra o Covid-19. Defiro em parte a cautelar vindicada para determinar que os suscitados mantenham, no mínimo. 70% do pessoal em serviço em todas as atividades, garantido, na atividade bancária, a manutenção de efetivo mínimo de dois vigilantes simultaneamente, nos termos da Circular n. 3.532 do BCB e Parecer 597/2012-DELP CGCSP do Coordenador de Segurança Privada da Polícia Federal, sob pena de multa diária de R$ 50.000.00 por sindicato suscitado, em caso de inobservância”.

Funcionamento dos bancos
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Teresópolis, nesta segunda-feira a Caixa realizou apenas serviços internos e somente o Santander da Reta funcionou normalmente, enquanto no Itaú, o atendimento se deu apenas para o essencial, mas sem movimentação de dinheiro.  Já a agência Bradesco localizada em frente ao Sesc foi fechada por mais um caso de Covid-19, sendo paralisada para passar por sanitização. Um grupo de representantes dos vigilantes percorreu as diversas agências do centro da cidade com camisas e material de sinalização do movimento grevista.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mercado frustrado com corte e dúvidas com Trump explicam dólar recorde

Um paraíso hidropônico em Sumidouro

Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos celebra 85 anos com evento festivo

Teresópolis-Itaipava receberá melhorias com a concessão da BR-040

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE