Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Wanderley Peres lança “Conhecendo Teresópolis”

Livro com a história do município é voltado aos professores e alunos

Jornalista e pesquisador da história municipal, Wanderley Peres lança nesta terça-feira o livro “CONHECENDO TERESÓPOLIS”, que conta sobre a formação do município, desde o tempo da colonização da região ao surgimento da cidade, passando pela organização política e social, o desenvolvimento e o progresso, e os nossos costumes, e a cultura e o patrimônio artístico. O lançamento ocorre nesta terça-feira, dia 26, às 18h30min, com palestra de apresentação às 18 horas, no auditório da Faculdade Estácio, na rua Nilza Chiapeta Fadigas, 488, Várzea.

O livro tem 43 capítulos, mesmo número de semanas letivas do ano escolar, e é dividido em nove temas: "A origem de Teresópolis", contando sobre o período das sesmarias, sobre a fazenda de Santa Ana do Paquequer, a colonização pelos ingleses, a criação da freguesia, em 1855, e a emancipação do município, em 1891. No capítulo seguinte, "Descobrindo Teresópolis, o autor conta sobre os caminhos e estradas da região, a localização do nosso município, os distritos, os bairros e o tempo em que Teresópolis se preparou para ser a capital do Estado. Em "Recursos Naturais", alunos e professores poderão conhecer mais sobre os rios que banham o município, as montanhas, os parques, os pontos turísticos e as fontes de água mineral. O capítulo "A Organização do Município" informa sobre a criação da prefeitura, os poderes executivo, legislativo e judiciário, a segurança pública e os clubes de serviço, e sobre as entidades e associações que atuam no município. "Conhecendo Teresópolis" traz também a história da criação do brasão de armas, da bandeira e do hino a Teresópolis, os padroeiros Santa Teresa e Santo Antônio e as datas comemorativas municipais. Em "Desenvolvimento do Município", Wanderley conta sobre as empresas de ônibus, os órgãos de imprensa, as escolas e a rede de saúde pública. "Diversão e Trabalho" é outro tema abordado no livro, onde estão a história dos clubes de futebol, dos clubes sociais, das indústrias, da agricultura e a criação do Sesc, que ocorreu em nossa cidade. Itens obrigatórios nos manuais de livros de história municipal para as escolas, outros dois capítulos fecham o importante trabalho, que estará à venda nas papelarias e livrarias no início do ano que vem: "Patrimônio, Cultura e Arte" falando dos grupos, conjuntos e bandas de música da cidade, os cinemas, as instituições voltadas à cultura e arte no município, as folias de reis e as escolas de samba e os poetas e artistas de Teresópolis e, "Personalidades da História", onde o autor fala sobre os nossos escritores, os colonizadores, pessoas que escolheram Teresópolis para viver e os viajantes que passaram pela região no tempo antigo. “Conhecendo Teresópolis” ainda traz um relato do escritor Visconde de Taunay, que visitou a freguesia de Teresópolis em 1873, onde o autor de Inocência e Retirada de Laguna conta sobre os costumes em Teresópolis nos anos que antecediam a emancipação do município.

Autor de outros oito livros editados – “Miguel, o Senhor da Torre”, “A Estrada de Ferro Therezopolis”, “SOS Paquequer”, “Hora Extra”, “Vereadores de Teresópolis”, “O Legado de George March”, "14 Versos" e "Sonetos de Teresópolis", Wanderley Peres é membro da Academia Teresopolitana de Letras, ocupante da Cadeira 31, patronímica de Olegário Mariano.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 25/06/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis

Veículo abandonado em via pública é incendiado