Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ziraldo, um apaixonado por Teresópolis

Artista era casado com a teresopolitana Marcia Martins

Wanderley Peres

Desenhista, escritor, chargista e caricaturista, um dos fundadores do jornal Pasquim, morreu no sábado o artista e jornalista Ziraldo, aos aos 91 anos. Nascido em Caratinga, no ano de 1932, o mais velho de seis irmãos, Ziraldo Alves Pinto foi um gênio, e um grande amigo de Teresópolis, cidade que adorava e onde o encantou a esposa Márcia Martins, filha do ex-vereador Wilson Martins.

Em 2014, num domingo, 16 de março, Ziraldo veio a Teresópolis para participar de ação cultural realizada no Mirante da Granja Guarani, marcando a ocupação oficial da Prefeitura de Teresópolis sobre o terreno que abriga o histórico mirante, conhecido também como Quiosque das Lendas. Com duração de uma tarde inteira, a ação se transformou em uma verdadeira festa, com diversas atrações, e contou ainda com a presença do cartunista Ziraldo, incentivador da restauração do mirante.

Acompanhado da esposa Marcia Martins, Ziraldo conversou com o público, posou para fotos, distribuiu autógrafos e exemplares de seus livros e até mesmo cantou ‘Parabéns a você’ em lembrança ao aniversariante do dia, o operador de áudio da Secretaria de Cultura, Ricardo Abreu.

Convidado de honra da festa, Ziraldo foi homenageado pela Secretaria de Cultura, representando todos aqueles que contribuíram para o processo que culminou com a doação do terreno do mirante e a ocupação da área pela Prefeitura. “Todo este evento me emocionou demais. E me sinto muito feliz por estar aqui recebendo esta homenagem em nome de todos aqueles que contribuíram para esta ação. Teresópolis é linda e conheci este mirante por intermédio de minha esposa, Marcia, que passou aqui sua infância. Graças a ela, conheci este verdadeiro patrimônio, de valor incalculável, e, desde então, dei início à uma campanha por sua restauração. Agora, devido aos esforços de tantas pessoas, chegamos à esta ação de ocupação. E logo logo, espero voltar aqui para ver de perto a restauração do mirante”, disse, desejando que os projetos anunciados para o local fossem realizados.

AVC EM 2018

Com tantos personagens marcantes de histórias infantis, Ziraldo parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

ZIRALDO NO CCBB

Atualmente, o Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, no Rio de Janeiro está com a exposição interativa Mundo Zira, em homenagem à obra de Ziraldo. Na TV Brasil, os 26 episódios do programa Um Menino muito Maluquinho foram apresentados ao longo de 2006. O cartunista e escritor ainda apresentou o ABC do Ziraldo durante cinco temporadas. Foram 189 episódios onde o tema era sempre incentivar jovens e crianças ao hábito da leitura.

O MENINO MALUQUINHO

A mais conhecida criação de Ziraldo é o Menino Maluquinho, personagem que nasceu nos anos 1980 e foi inspirado no filho do escritor. que deu origem ao livro infantil campeão de vendas e ao filme de grande sucesso nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e o italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

Ziraldo em Teresópolis durante evento com o jornalista Wanderley Peres
Edição 21/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sobe para 161 número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul

Ladrão pede “moto táxi” e rouba Honda CG em Teresópolis

Barra do Imbuí recebe serviços gratuitos do “RJ Para Todos” nesta quinta, 23

PM apreende 11 motos em situação irregular no trânsito

Seleção Sub-20 em Teresópolis no próximo dia 03

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE