Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Zona de amortecimento do Parque dos Três Picos ganha placas e abraço simbólico

Moradores de localidade vizinha ao parque orientam sobre importância da preservação ambiental

O Parque Estadual dos Três Picos será contemplado com um abraço simbólico no próximo dia 23, às 10h, na Estrada Isaias Vidal, 4000, em Canoas, próximo a padaria Sabor do Trigo. A ação é promovida pelo Movimento Preserva Teresópolis. Na ocasião serão instaladas 15 placas para orientar a população sobre a importância de se preservar a Mata Atlântica e não desmatar ou construir em áreas protegidas por leis federais. Financiada pelos moradores da localidade, a sinalização será instalada com autorização e orientação da direção do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), que visitou o local e atendeu a demanda local. A instalação também foi autorizada passou pelo Inea.

As placas alertam sobre o perigo de se adquirir terrenos e construir em áreas de proteção ambiental e depois ter a obra embargada. Elas orientam que, antes de comprar ou construir em locais próximos ao Parque Estadual dos Três Picos, as pessoas consultem os órgãos ambientais responsáveis – Inea e Seas. Uma das placas apresenta o termo Zona de Amortecimento (ZA), conceito fundamental dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Em seu artigo 2º, a Lei federal nº 9.985/2000 afirma que “no entorno das unidades de conservação, as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade”.

Outras placas informam que a Mata Atlântica é Patrimônio Nacional (Lei nº 11.428/2006), e que o Parque Estadual dos Três Picos é protegido pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), o que impede que se desmate ou se construa na área. Estas três leis federais visam proteger os remanescentes deste bioma que hoje cobre apenas um quarto do território que ocupava originalmente no Brasil, segundo dados de 2024 do SOS Mata Atlântica.
Uma quarta placa estimula a população a aliar-se à preservação da floresta e da fauna local, denunciando desmatamentos e construções ilegais através da Ouvidoria do Estado do Rio de Janeiro, em www.rj.gov.br/ouverj/ e da Linha Verde do Disque-Denúncia – 0300 253 1177.

O movimento busca apoiar e mobilizar pessoas afetadas pela degradação da fauna, flora e águas da Zona de Amortecimento do PETP, residentes ou não nos bairros de Prata dos Aredes, Canoas e Varginha, em Teresópolis, uma das cinco cidades que o parque abrange. Foto: Marcello Medeiros / O Diário

Quem abraça e é abraçado?
O movimento simbolizado pelo abraço busca apoiar e mobilizar pessoas afetadas pela degradação da fauna, flora e águas da Zona de Amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, residentes ou não na microrregião composta pelos bairros de Prata dos Aredes, Canoas e Varginha, em Teresópolis, uma das cinco cidades que o parque abrange. A Zona de Amortecimento está situada na margem direita da RJ-130, de Teresópolis até Friburgo.
No início de 2025, uma quantidade de novos empreendimentos imobiliários na Zona de Amortecimento surpreendeu muita gente. Maior reserva biológica do Estado do Rio de Janeiro, o Parque foi criado em 2002 e é um símbolo do movimento de preservação ambiental do país diante dos desafios impostos pela emergência climática. “Queremos Teresópolis com a Mata Atlântica Preservada! Queremos que os rios que aqui nascem sejam cuidados! Queremos que os corredores ecológicos sejam seguros para os animais selvagens! Queremos que humanos e os outros seres da natureza vivam em harmonia, sabendo que podemos morar juntos se nos respeitarmos mutuamente!”, destaca o Movimento.

SERVIÇO

  • Abraço simbólico e lançamento de placas de proteção à Zona de Amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos
  • Dia 23 de novembro de 2025
  • Hora: 10h
  • Local: Estrada Isaias Vidal, 4000, Canoas próximo a padaria Sabor do Trigo
  • Redes sociais @preservateresopolis / @gae_grupoacaoecologica / @planejatere / @organicosparatodos
  • Contato: preservateresopolis@gmail.com
Edição 14/11/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Águas da Imperatriz explica recadastramento de clientes

Zona de amortecimento do Parque dos Três Picos ganha placas e abraço simbólico

Mais uma edição do “Boteco Le Canton” em Teresópolis

“A Lapa Sobe a Serra”: três dias de música, gastronomia e boemia carioca em Teresópolis

Justiça do Rio suspende falência da Oi decretada dias antes por juíza

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE