A Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia em uma lanchonete do bairro São Pedro, em Teresópolis, durante operação realizada pela empresa nesta quarta-feira (18), em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD). Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
Na semana passada, a Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia em três casas no Centro de Guapimirim, durante operação realizada pela empresa em parceria com a 67ª Delegacia de Polícia. Os proprietários foram presos em flagrante. Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.
Cadastro para desconto na conta de luz
Na próxima semana, de segunda, 23, a sexta-feira, 27, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e colaboradores da Enel estarão na Praça Olímpica, na Várzea, das 10h às 15h, para realizar cadastramentos na tarifa social de energia elétrica. A tarifa garante descontos na conta de luz, dependendo do consumo. Na sexta, 27, além do cadastramento, será promovida uma oficina para mulheres com o tema consumo consciente e haverá sorteio de geladeiras. As atividades integram os programas Enel 'Compartilha Cidadania' e “Compartilha Consumo Consciente” e acontecem em parceria de cooperação técnica com a Prefeitura.
Poderão se cadastrar famílias inscritas no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa, idosos ou pessoas com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF, NIS (Número de Inscrição Social) e uma conta de luz atual. Um formulário elaborado pela ENEL é preenchido durante o atendimento. O documento é encaminhado para o setor de atendimento comercial da concessionária, que vai fazer o cruzamento de dados junto ao governo federal e, conforme avaliação, aprovar o desconto na conta de energia elétrica. Esse desconto será debitado diretamente na conta de luz no prazo de até três meses após o início do processo. O benefício tem validade de dois anos e poderá ser renovado de acordo com a documentação apresentada pelo consumidor.