Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MP apura denúncia de fura-fila em Teresópolis

Órgão abriu inquérito sobre suposto desrespeito à prioridade na vacinação contra a Covid-19

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que abriu investigações sobre denúncias que dão conta de possíveis irregularidades na vacinação contra a Covid-19 em município do estado do Rio de Janeiro e Teresópolis está na lista. As denúncias de "fura-fila foram encaminhadas pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde às Promotorias de Justiça. O órgão informou que recebeu, até esta quarta-feira, 241 comunicações sobre supostas irregularidades no que diz respeito à prioridade na vacinação contra a Covid-19.

“Foram instaurados 19 Procedimentos Administrativos, três Inquéritos Civis e um Procedimento Investigatório Criminal. Dos 19 Procedimentos Administrativos, três foram instaurados na capital, seis na região metropolitana, cinco em Cabo Frio, três em Itaperuna, um em Campos dos Goytacazes, e um em Nova Friburgo. Dois ICs foram instaurados em Belford Roxo, um em Teresópolis, e o PIC foi instaurado na cidade de Itaboraí”, destaca a nota da assessoria de imprensa do MPRJ.
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura pedindo um posicionamento sobre esta denúncia divulgada pelo MP e recebemos a seguinte resposta: “A Secretaria M. de Saúde informa que, até o momento, não recebeu nenhuma demanda do Ministério Público Estadual (MPRJ). A Secretaria desconhece, portanto, qualquer denúncia, até a presente data”.

Funções na linha de frente
Nos últimos dias, algumas pessoas utilizaram as redes sociais para afirmar que pessoas que não eram profissionais de Saúde estavam recebendo a imunização. Citando trabalhadores de manutenção e faxineiros de hospitais, por exemplo. Porém, o secretário de Saúde Antônio Henrique Vasconcelos negou que esteja havendo vacinação fora do público alvo. 
“O recomendado pelo Ministério da Saúde é vacinar os profissionais da saúde e os idosos em instituições de longa permanência nessa primeira fase do Plano Nacional de Imunização. Muitas pessoas confundem, não é só médico e enfermeiro, vai desde o motorista de ambulância até o pessoal da faxina nos centros Covid, a pessoa que vai levar alimentação aos pacientes, todas essas pessoas são profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Alguns profissionais de saúde que não atuam diretamente com a Covid estão expostos diretamente, como os dentistas, então também são considerados linha de frente. Todos os idosos foram vacinados, estão protegidos e está chegando a segunda dose para que nós possamos retornar”, explicou Antonio em entrevista ao apresentador Hélio Carracena, na DIÁRIO TV.

Balanço da vacinação
Na terça, a Secretaria de Saúde informou que “entre o dia 19 de janeiro e primeiro de fevereiro de 2021, foram aplicadas o seguinte total de vacinas para os grupos prioritários da 1ª fase do Plano de Contingência para Vacinação Contra a Covid-19: Trabalhadores de saúde: 3.796 doses; idosos em instituições de longa permanência: 190 doses; total de vacinações no período: 3.986 doses.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE