Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PM apreende carga de cocaína com ajuda do videomonitoramento

Sistema de câmeras operado pelo 30º BPM está obtendo êxito em diversas operações

Marcus Wagner

Agentes do 30º Batalhão de Polícia Militar conseguiram realizar a apreensão de uma carga de cocaína em Bonsucesso, no interior do município, com o auxílio de informações obtidas através do monitoramento de câmeras que foi instalado em diversos bairros e já vem gerando bons resultados. Neste caso mais recente, as drogas foram descobertas após uma checagem na casa de uma suspeita que foi flagrada pelas câmeras em ação suspeita na Praça Maria Corina, na Barra do Imbuí. 
Posteriormente, os agentes do serviço reservado da PM identificaram a mulher, entraram em contato com policiais dos DPO’s de Vargem Grande e Bonsucesso para que fosse realizada uma diligência até a casa dela, que já era conhecida por envolvimento com o tráfico de drogas no interior do município. Os policiais conseguiram encontrar no local mais de 100 sacolés de cocaína, porém a mulher não estava presente. A carga de cocaína foi levada para a 110° DP onde os fatos serão investigados.

Operação do monitoramento
O monitoramento por câmeras de segurança, alocadas em pontos estratégicos do município, é realizado em uma sala de operações do 30º BPM. São câmeras de altíssima precisão e o operador aciona uma viatura quando observa algo suspeito, possibilitando coibir a ação de criminosos e fornecer material para investigações. De acordo com informações da unidade, foram registradas e solucionadas com êxito várias ocorrências operadas pelo videomonitoramento, como por exemplo, as relacionadas a uso de drogas em local público, checagem de furto, ato de vandalismo, acidentes de trânsito, caso de agressão e até ameaças.
O monitoramento tornou possível acompanhar todas as portas de entrada no município, as principais vias urbanas, parte do interior, sem contar o programa Bairro Seguro, que possui câmeras fixas em pontos determinados dos bairros da cidade. 
Além de ampliar a atuação do Batalhão, o sistema se tornou uma ótima ferramenta na prevenção da criminalidade. Além de inibir a prática de crimes nos locais de implantação das câmeras, as imagens ajudam a polícia a buscar flagrantes de crimes em andamento. Em outros municípios onde o sistema funciona, esse videomonitoramento já contribuiu em ocorrências como recaptura de foragido, recuperação de veículos roubados, tráfico e posse de entorpecentes, lesão corporal, embriaguez ao volante, furto em residências e em estabelecimentos comerciais, lesão corporal, acidente de trânsito, entre outras. 
Na capital do nosso estado, por exemplo, já ocorre até o uso do reconhecimento facial como ferramenta para a identificação de criminosos. A medida, que já foi adotada em países da Europa, foi divulgada no site oficial da PMERJ e segundo a Instituição, já foram realizadas prisões com o uso da ferramenta. O 30º BPM já estuda a implantação deste mesmo sistema em Teresópolis. 
Já existem projetos para manutenção e ampliação do monitoramento com a aquisição de novas câmeras também em qualidade Full HD. Além da visualização nítida, em uma distância de 300 metros, as câmeras permitem visualizar, de uma forma geral, uma área superior a mil metros de distância.

Casos de destaque
Em novembro do ano passado, a Polícia Rodoviária Federal prendeu quatro homens acusados de terem realizado furtos nas Casas Bahia e no Ponto Frio de Teresópolis após uma perseguição na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. Os agentes decidiram abordar o veículo a partir de informações passadas pelo 30º BPM que passou as características do veículo que foi usado para a fuga de Teresópolis, dados conseguidos também pela gravação das câmeras.  
Também em 2019, no mês de julho um caminhão furtado em Niterói foi recuperado em Teresópolis em uma ação que contou justamente com o auxílio das câmeras de monitoramento que flagraram a passagem do veículo pelo Soberbo. Equipes foram deslocadas para fazer a abordagem e encontraram o veículo abandonado no bairro do Alto.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Detran.RJ alerta motoristas sobre golpe que imita a notificação da suspensão da CNH

Resgatada de maus tratos, cadela Jade ainda não encontrou um novo lar

Teresópolis: Curso de Balística Forense, uma imersão na visão do perito criminal

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será no dia 19

Operação Foco e Sefaz apreendem meia tonelada de cobre em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE