Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

As elegantes construções de Teresópolis

A chegada do trem a Teresópolis, em 1908, trouxe grande desenvolvimento ao município. E a criação da prefeitura, em 1913, promoveu a urbanização da cidade, com o governo do Estado cuidando das ruas e praças, desenvolvendo o lugar, e tornando a urbe agradável aos olhos dos visitantes, cada dia em maior número por causa do fácil acesso e o glamour das viagens em barcos e trens até o alto da serra. Antes do trem, o acesso a Teresópolis era difícil, e feito em liteiras e lombos de cavalos.
AS ELEGANTES CONSTRUÇÕES EM TERESÓPOLIS

A chegada do trem a Teresópolis, em 1908, trouxe grande desenvolvimento ao município. E a criação da prefeitura, em 1913, promoveu a urbanização da cidade, com o governo do Estado cuidando das ruas e praças, desenvolvendo o lugar, e tornando a urbe agradável aos olhos dos visitantes, cada dia em maior número por causa do fácil acesso e o glamour das viagens em barcos e trens até o alto da serra. Antes do trem, o acesso a Teresópolis era difícil, e feito em liteiras e lombos de cavalos.

É o período em que a cidade mais se desenvolve. E nas próximas duas décadas, surgem sobrados e solares na Várzea, a região mais comercial, e casarões e mansões no bairro do Alto, além das quintas e vilas, e ainda as confortáveis casas nas fazendas e sítios do interior, especialmente no Terceiro Distrito, região que mais se desenvolveu nos primeiros anos da aldeia emancipada de Magé em 1891.

Havia ainda as chácaras e os sítios urbanos, transformados anos depois nos bairros de Agriões, Muqui, Fazendinha, São Pedro, Meudon, Ermitage, Corta Vento e Iúcas, entre outros.

Os casarões e sobrados, praticamente, só existem hoje nas fotografias. Eles representam bem o período das vilas, prédios que foram se multiplicando pelos dois séculos seguintes, até que outras construções mais práticas e baratas se espalharam.

Exemplo desse tempo mostra a fotografia da Várzea, tirada pelo médico Armando Paracampo nos anos 1930, onde aparece o majestoso prédio do Cinema Império e outras elegantes residências com seus frontões artisticamente trabalhados.

Essa é a Teresópolis da primeira metade do século passado.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 14/05/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis

Cedae vai paralisar o sistema principal nesta terça-feira em Teresópolis