Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

No tempo das Liteiras

Quem visita Teresópolis hoje passando pela confortável e duplicada estrada BR-116 não tem ideia de como era a viagem duzentos anos atrás

Wanderley Peres

Quem visita Teresópolis hoje passando pela confortável e duplicada estrada BR-116 não tem ideia de como era a viagem duzentos anos atrás, ou sabe do tempo em que o percurso era feito com o uso de carruagens e liteiras, meio de transporte comum até o início do século passado, quando o trem chegou ao Alto, nos primeiros anos de 1900.

Embora o imaginário popular dê memória da liteira como um veículo puxado por escravos, utilização mais comum, ou específica das regiões de produção do café e de mineração de ouro, nas viagens através da Serra dos Órgãos, as liteiras eram carregadas por cavalos, um à frente do aparelho e outro atrás, orientados no caminho por um candeeiro. Era o veículo destinado às crianças menores ou de colo, e aos idosos e enfermos, seguindo os demais viajantes em cavalos, e quase sempre em caravanas visando reduzir os riscos e facilitar em caso de imprevistos comuns a empreitada que era a locomoção das famílias entre pontos “tão distantes” como o Rio de Janeiro e Teresópolis, ou Petrópolis e Nova Friburgo.

Nas viagens a Teresópolis, as liteiras eram usadas quase apenas na serra, a partir de Barreira ou Guapimirim. Do cais Pharoux até Piedade, o passeio era feito em barcos, e de Piedade ao pé da Serra, eram utilizadas as carroças, ou carruagens de aluguel, além dos cavalos de monta e mulas de carga. Tudo isso mudou com a chegada do trem, a partir de 1896, meio de transporte que também acabaria no ano de 1957, quando em 9 de março o trenzinho da EFT fez sua última viagem.

Curta a página Wanderley no Facebook e saiba mais sobre a história da cidade.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 17/05/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis

Cedae vai paralisar o sistema principal nesta terça-feira em Teresópolis