Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ação solidária: Delino Tomé vai correr durante 48 horas na ciclofaixa

Maria Eduarda Maia

O período do Natal reforça o espírito de solidariedade, incentivando iniciativas que aproximam ainda mais a comunidade e valorizam atos de ajuda ao próximo. E Teresópolis entra nesse clima com uma iniciativa especial e que já é bastante conhecida por seus moradores. A ciclofaixa, na Reta, vai receber na próxima semana, entre os dias 18 e 20, mais uma edição da maratona solidária do ultramaratonista Delino Tomé, de 71 anos, que vai percorrer durante 48 horas seguidas o trajeto da antiga Casa de Saúde até a Casa & Vídeo com uma proposta simples, mas repleta de significado: ajudar os que mais precisam, fortalecendo a corrente solidária que marca esse período do ano.
“A partir de quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 8h da manhã, estarei correndo durante o dia e à noite. Em alguns momentos, vou parar no chaveiro para repor as energias e, se necessário, tirar uma horinha de cochilo durante a madrugada. Mas, durante essas 48 horas, estaremos sempre por aqui. Se eu não estiver no chaveiro, estarei correndo pelas redondezas, dando seguimento ao percurso”, explicou Delino, contando que as associações beneficiadas serão a TEIAA, a Associação São José e a população de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, depois da passagem de um ciclone que causou muita destruição.
O ponto de entrega para as doações de alimentos, como arroz, feijão, leite em pó, biscoito, açúcar e achocolatado, será no Chaveiro Mundial, em frente à lanchonete Brasileira, nos dias da maratona. “Também estamos pedindo ajuda através de PIX. As pessoas podem doar enquanto eu estiver correndo. A intenção é ajudar essas famílias a terem um Natal mais tranquilo”, declarou o atleta.

A maratona solidária de Natal de Delino Tomé será realizada na ciclofaixa, na Reta, da antiga Casa de Saúde até a Casa & Vídeo, durante 48 horas, tendo início no dia 18 e terminando no dia 20 de dezembro. Foto: Arquivo O Diário

Corra junto com o ‘fera’
Vale ressaltar que, quem quiser, pode acompanhar Delino durante sua maratona, mesmo não sendo uma corrida competitiva. “Quem quiser correr, fazer uma ou duas voltas, pode ficar à vontade para participar. Esse é um evento de arrecadação para ajudar as instituições. E, como eu disse, quem não puder comparecer pessoalmente pode fazer a doação via PIX”, pontuou o ultramaratonista. “Depois da maratona, no domingo, dia 20, estarei participando do ‘Bike Noel’ e vou percorrer o trajeto com eles da Calçada da Fama até Pessegueiros. Esse é um evento que sempre gosto de prestigiar”, complementou Delino.

Motivação
Essa já não é a primeira maratona solidária que Delino Tomé realiza. Para ele, o que continua sendo uma motivação para ele encarar mais uma vez esse desafio é sua própria história. “Eu vim de uma vida muito difícil. Posso dizer que fui resgatado do abismo. Alguém lá atrás me estendeu a mão para que eu pudesse ser a pessoa que sou hoje. Por isso, acredito muito no amor ao próximo. Quando a gente olha para a situação de outra pessoa e se comove, isso nos impulsiona”, contou, ainda destacando o esporte em sua vida. “O que mais me dá alegria é saber que, através da corrida, um dom que tenho, eu posso ajudar alguém que está precisando. Essa é a minha oportunidade de fazer algo pelo próximo”.

Além de sua conhecida determinação para realizar suas maratonas, Delino carrega consigo por anos uma nobre causa social, que tem como objetivo ajudar instituições de caridade. Foto: Reprodução

Incentivo
Pelo fato de beneficiar várias pessoas, maratonas solidárias como esta incentiva outras ações do gênero, como ressalta o ultramaratonista. “Hoje, em Teresópolis, vemos muitas pessoas trabalhando de alguma forma para ajudar outras pessoas. O mundo está precisando de amor, amor ao próximo. Se olharmos direitinho, a vida é frágil. Então, quando vemos alguém realizando uma ação para ajudar o outro, é sinal de que ainda existe amor”, concluiu Delino.

Como ajudar
O ponto de coleta das doações será no Chaveiro Mundial, em frente à lanchonete Brasileira, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. As doações também podem ser encaminhadas pelo Pix das instituições beneficiadas:

  • Associação Casa de São José
    CNPJ: 28.856.144/0001-63
    Rua Ary Barroso, 157 – Alto / CEP: 25961-345
    Telefone: (21) 2642-7618
  • Prefeitura do Rio Bonito do Iguaçu – Paraná
    CNPJ – 95.587.770/0001-99


Tags

Compartilhe:

Teresópolis 12/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores da RJ-130 realizam abaixo-assinado pedindo retorno urgente dos radares

Regularização fundiária na área do INSS: adiada assinatura simbólica do acordo em Teresópolis

Câmara reprova as contas do governo Vinicius Claussen

‘Nota Legal’ 2025 sorteia apartamento e dezenas de prêmios neste domingo

Voluntários vão ajudar a reconstruir abrigo na Serra dos Órgãos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE